Fábio Sousa: “Jayme é forte, mas quem tem voto?”

0
1032

A disputa pela vaga para disputar a prefeitura de Goiânia promete ser acirrada dentro do PSDB. É o que indica o deputado federal eleito Fábio Sousa (PSDB), que, embora afirme se sentir sem prestígio dentro do partido, confirmou que seu nome continua no páreo para ser o candidato tucano na disputa pela prefeitura na capital em 2016. “Estou completamente desprestigiado nisso. Lutei muito para que tivéssemos candidato nas eleições pela prefeitura de Goiânia em 2012, colocando meu nome à disposição, e fui voto vencido. Agora, neste ano, volto a confirmar minha vontade, mesmo sabendo que será difícil enfrentar o oponente”, disse, se referindo ao nome do presidente da Agetop, Jayme Rincón, que vem trabalhando internamente, segundo interlocutores do Palácio das Esmeraldas, para se cacifar a ser o candidato do PSDB na disputa. Ele vem sendo apontado como o nome mais forte dentro da sigla. Mesmo assim, o deputado disse que não desistirá de seu intuito. “Não poderia fazer isso comigo mesmo. Seria injusto já que tenho lutado por isso há algum tempo. Jayme tem um nome forte, mas quem tem voto?”, disse, relembrando que vem tendo sucesso em todas as suas disputas eleitorais desde meados da década de 2000, quando se elegeu vereador pela primeira vez em Goiânia.


“Quem quiser governar, que se candidate.”

Marconi Perillo (PSDB), em clara resposta a pressão de aliados políticos, em sua posse ao quarto mandato.


Presidência PSDB
Está se afunilando a disputa pela presidência regional do PSDB, que ocorrerá em abril. Como Paulo de Jesus, o atual presidente, não pode se reeleger, um dos nomes mais cotados é o do secretário de Articulação Política do governo estadual, Sérgio Cardoso.

Presidência PSDB II
Dos nomes, o de Sérgio Cardoso é considerado um dos mais fortes, já que vive a realidade do partido onde atua como secretário-geral. O problema é que ele está tendendo a não disputar a presidência. Por ser cunhado de Marconi Perillo, não se sente confortável para o pleito.


Mais nomes
Além do nome de Sérgio, outro nome forte é o do ainda senador Cyro Miranda, que deixará seu mandato neste início de ano. Carlos Maranhão também é outro nome lembrado. Além dele, a bancada goiana do PSDB na Câmara Federal promete indicar um nome para a disputa.

Gabinetes
A posse do governador Marconi Perillo para mais um mandato, ocorrida na manhã da última quinta-feira, 1º de janeiro, não movimentou muito a Assembleia Legislativa. Pouquíssimos gabinetes estavam abertos.

Oposição
Poucos deputados estaduais da oposição compareceram à posse de Marconi na Assembleia. O destaque ficou por conta das presenças de Luis Carlos do Carmo (PMDB), 1º suplente do senador Ronaldo Caiado, e de Humberto Aidar (PT).

Não foram
Outras ausências notadas foram a do deputado federal Jovair Arantes (PTB), do suplente de deputado federal Eurípedes Júnior (Pros) e também a do prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT). O que chamou a atenção na ausência do prefeito é que embora ele não tenha ido, suas equipes de segurança e de cerimonial estavam lá.
Presentes!
Muitos ex-governadores prestigiaram a posse de Marconi. Lá estiveram Maguito Vilela (PMDB); o atual prefeito de Mineiros, Agenor Rezende (PMDB); Helenês Cândido, Naphtali Alves e Ari Valadão. Marconi se emocionou ao cumprimentá-los.

Sem discursos
Ao contrário de outras posses, deputados representantes da base aliada e da oposição não discursaram na posse do governador. Apenas o presidente da Assembleia Legislativa, Hélio de Sousa (DEM) e o próprio governador discursaram.

Definição
Marconi definiu sua equipe de governo apenas no dia 31 de dezembro. A movimentação foi grande no Palácio das Esmeraldas nesse dia. O governador recebeu todos os dez supersecretários, além de muitos superintendentes executivos e presidentes de autarquias.

Colados
Ainda na posse, o deputado estadual eleito Francisco Oliveira (PHS) e o presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Anselmo Pereira (PSDB), não se desgrudaram. Anselmo apoiou Francisco na campanha de 2014 e Chiquinho trabalhou para elegê-lo na presidência da Câmara.

Aviso
Falando em Anselmo Pereira, o vereador já encaminhou um aviso àqueles que estejam pensando em trabalhar para tumultuar o andamento de matérias na Casa. “Em nossa gestão ninguém colocará projeto debaixo do braço. Haverá celeridade em todos eles”, avisou.


Rápidas

Aliados comentaram durante a posse do governador que a indicação do presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, para a secretaria do Governo, foi pensando em 2018. Vale lembrar que Tibúrcio foi cotado pelo próprio governador como pré-candidato do PSDB n antes da eleição no ano passado.

O pepista Igor Montenegro, ex-presidente da Agecom, assumirá nesta segunda, 5, a superintendência do Sebrae em Goiás. Ele foi a primeira indicação do governador Marconi Perillo depois de sua reeleição, ainda em novembro.

É unanime, dentro da secretaria de Estado da Educação, a aprovação da indicação do nome da ex-deputada federal Raquel Teixeira para o cargo de secretaria. A tucana conta com a aprovação de sub-secretárias e de funcionários da pasta.
A Câmara Municipal de Goiânia voltará a funcionar a partir desta terça-feira, 6/1, em regime de autoconvocação, segundo explicou o presidente Anselmo Pereira (PSDB). Há matérias de 2014 que ainda precisam ser votadas antes do recesso na Casa.

Apesar do presidente regional do PRP em Goiás, Jorcelino Braga, afirmar em suas redes sociais que Jorge Karuju (PRP) será candidato à prefeitura de Goiânia em 2016, o radialista não confirmou. Pelo contrário. Pediu aos eleitores paciência de quatro anos.

Caso se confirme, será mais uma prova do rompimento entre Jorcelino e Vanderlan Cardoso (PSB), que se dividiram por conta de apoios no 2º turno das eleições de 2014. O PRP anunciou apoio à candidatura de Iris Rezende e o PSB permaneceu neutro.


Troca de farpas
No dia da pos­se de Marco­ni Perillo, na qual o tucano mandou um recado velado para aliados insatisfeitos, o deputado federal Jovair Arantes (PTB) postou uma foto na qual estava ao lado da presidente Dilma Rousseff no ato de sua posse, em suas redes sociais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here