Empossado, Miranda promete desenvolvimento para o Estado

0
1081

Tocantins - Posse  DivulgaçãoTomou posse na manhã desta quinta-feira, 1º, o governador do To­can­tins, Marcelo Miranda (PMDB). A sessão solene de posse, realizada no plenário da Assembleia Legislativa do Estado, às 9 horas, e acompanhada por centenas de pessoas.  Durante o evento, o governador disse que uma das principais prioridades no seu governo será “recolocar o Tocantins nos trilhos do desenvolvimento”.

Marcelo Miranda chegou acompanhado da primeira-da­ma e deputada federal eleita Dulce Miranda (PMDB), da vi­ce-governadora Cláudia Lélis (PV) e do deputado estadual Mar­­celo Lélis (PV). Acompa­nharam a sessão deputados es­taduais e federais, eleitos e reeleitos, prefeitos, secretários, au­toridades e população em geral.
Esta é a terceira vez que Marcelo Miranda assume o go­verno do Tocantins. Desta vez, com 360.640 votos, que corresponde a 51,30% dos votos válidos. Em 2009, ele foi afastado do seu mandato de governador.
Conforme o Tribunal Supe­rior Eleitoral (TSE), Miranda foi afastado devido a irregularidades ocorridas durante a sua campanha de 2006 para governo do Estado.  Em 2010, o go­ver­nador chegou a disputar e ganhar para senador do Tocan­tins, porém foi impedido de assumir em razão do seu afastamento no ano de 2009.  Em seu discurso de posse, Marcelo disse que foi injustiçado. “Aprendi a importância do perdão e de manter viva a chama da esperança e do amor, mesmo nos momentos de injustiças”, disse.
O governador afirmou estar ciente da “situação caótica” em que se encontra o Estado. Ele prometeu voltar com o seu programa “Governo Mais Perto de Você”, implantar o “S.O.S. Saúde”, além de implantar programas emergenciais para a Segurança Pública.
“Vamos romper com as amarras do passado e dar início a um novo tempo. Tenho ciência da situação em que se encontra o Estado, mas iremos recolocar o Tocantins na posição desejada pelo povo”, afirmou.
Representando a bancada de oposição na AL, o deputado estadual reeleito Wanderlei Barbosa (SDD) disse que irá “cobrar o que for necessário”, mas que também dialogará com o novo governo. Para ele, esse não é o momento de “chorar as mágoas naqueles que saíram”, mas de ter novas esperanças.
“Aqui nesta casa o que nós não queremos é receber uma intervenção de um poder sob o outro. Iremos cobrar e respeitar”, afirmou.
José Bonifácio (PR), aliado de Marcelo desde 2011, que agora representa a bancada governista, afirmou que o novo governador “irá promover as mudanças que o povo espera”.  De acordo com ele, Marcelo Miranda não veio com o sentimento de vingança, mas de restituir o que o Tocantins perdeu.
“A sua característica da humildade fará com que não lhe reste sentimento de vingança e perseguição. Tenho certeza de que o senhor conseguirá tirar o Tocantins dessa má situação”, disse o deputado ao governador.
Esperado por uma multidão de pessoas, Marcelo Miranda recebeu a faixa de governador do Tocantins no Palácio Ara­guaia, e seguiu para Brasília (DF), onde acompanhou a sessão de posse da presidente Dilma Rousseff (PT).


Confira o secretariado de 1º escalão do novo governo

 

 

Hebert Brito Barros (Buti)
Secretário Geral do Governo

Buti nasceu na cidade de Cristalândia-TO. Advogado, foi subsecretário e depois secretário de Segurança Pública na administração de Marcelo Miranda.
Paulo Afonso Teixeira
Fazenda

Paulo Afonso nasceu em Amorinópolis-GO. Economista pela PUC-GO e especializado em Gestão Pública e Qualidades em Serviços pela UFBa.
César Roberto Simoni de Freitas
Segurança Pública

Cesar Simoni nasceu na cidade de Bagé-RS. Bacharel em direito foi agente da Policia Federal por dez anos e está no Ministério Público Estadual do Tocantins desde 1990.

Samuel Bonilha
Saúde

Samuel Bonilha nasceu na cidade de Luciara-MT. Formado em Administração e pós-graduado em Gestão de Novas Tecnologias.

Mila Jaber
Educação

Mila Jaber, nasceu na cidade de Goiânia-GO. Graduada e especializada em Artes Visuais e Projetos Educacionais pela UFG, é pós-graduada em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Rogério da Silva Sousa
Comunicação

Rogério Silva é natural de Rio Verde/GO, é Jornalista pela UFG, com Master em Jornalismo, pelo Centro de Extensão Universitária, de São Paulo.

Sérgio do Valle
Procuradoria Geral do Estado

Sérgio do Valle, nasceu em Tupaciguara-MG, e mudou-se para a cidade de Gurupi ainda em 1976. Formado em direito pela UNIRG, pós-graduado em Direito Processual Civil e Eleitoral.

Cel. Raimundo Bonfim
Casa Militar

Coronel Bonfim, nasceu na cidade de Formoso do Araguaia-TO. Formou-se oficial na Academia de Policia Militar do Estado de Goiás em 1984.

Cel. Glauber de Oliveira Santos
Comandante Geral da Polícia Militar

Coronel Glauber, nasceu na cidade de Goiânia-GO. Formado em administração de empresas e direito. Atualmente preside a Fundação Pró-Tocantins.

Ten. Cel. Patrícia Rodrigues do Amaral
Assistência Social

Tenente Coronel Patrícia nasceu em Goiânia-GO. Oficial de Polícia e bacharel em Direito pela Faculdade Objetivo, é pós-graduada em Gestão de Segurança Pública pela Policia Militar de Santa Catarina.

Sérgio Leão
Infraestrutura

Sérgio Leão nasceu em Pires do Rio-GO. Engenheiro Civil, formado pela Universidade Católica de Goiás em 1982. É servidor de carreira do DERGO (Hoje AGETOP, em Goiás).

Paulo Sidnei Antunes
Articulação Política

Paulo Sidnei é natural de Inhumas-GO.  É arquiteto e funcionário público. Foi prefeito de Araguaína, deputado estadual, deputado federal e vice-governador do Tocantins. 
Télio Leão Ayres
Casa Civil

Télio Leão é natural de Rio Verde-GO. É advogado militante e Conselheiro Estadual da OAB-TO. Procurador do Estado do Tocantins desde 1994. Foi Defensor-Público Geral de 2005-2007. Secretário de Cidadania e Justiça no ano de 2004 a 2009.

Luiz Antônio da Rocha
Controladoria Geral do Estado (CGE)  

Luiz Antônio é natural da cidade do Rio de Janeiro-RJ. Administrador, pós-graduado em Fiscalização e Controle da Administração Pública e em Orçamento e Finanças.

Geferson Oliveira Barros Filho
Administração

Geferson Barros é natural de Formosa-GO. Bacharel em Comunicação Social pela UFT foi subsecretário da Juventude (2006-2009) e assessor da Secretaria do Planejamento. 

Aleandro Lacerda Gonçalves
Desenvolvimento Regional e Habitação

Aleandro Lacerda é natural de Goiânia-GO.  É advogado e especializou-se em Direito Imobiliário pela Universidade Católica de Goiás e é pós-graduado em Direito do Estado, Constitucional e Administrativo.

Sallim Rodrigues Milhomem
Esporte, Lazer e Juventude

Sallim Milhomem é natural de Cariri do Tocantins-TO. Empresário, desde o ano de 1982, ao se mudar para cidade de Tocantinópolis, começou a ter o seu nome ligado ao esporte tocantinense.
Luzimeire Ribeiro de Moura
Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Meire Carreira é natural de Porto Nacional-TO. Possui graduação em Engenheira Ambiental e Mestrado em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins.

Ricardo de Souza Fava
Naturantins

Ricardo Fava é natural de Votuporanga-SP. Formado em engenharia florestal pela Universidade de Alfenas-MG. Mestre em Manejo Florestal pela Universidade de Aberdeen, Escócia.

Carlos Alberto Dias de Moraes
Junta Comercial

Carlos Alberto, nascido em São Luiz de Montes Belos-GO.  Formado em Ciências Contábeis.  Foi vereador por 10 anos, Secretário de Educação,  Secretário de Administração por três gestões em Colméia-TO.
Cel. Dodsley Yuri Vargas
Corpo de Bombeiros

Coronel Yuri é natural de Anápolis-GO. Incorporou as fileiras do Corpo de Bombeiros Militar em 1991, na Academia de Bombeiro Militar do Distrito Federal.

Cel. Edvan de Jesus Silva
Chefe do Estado Maior

Coronel Edvan é natural da cidade satélite do Gama-DF. Formado pela Academia de Policia Militar da Bahia em 1994, graduado em Direito pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Gurupi–TO.

Eudilon Donizete Pereira
Detran

Coronel Donizete é natural de e Carmo da Mata-MG. É oriundo da Policia Militar do Estado de Goiás, onde cursou o Curso Superior de Polícia na PM-GO. É pós-graduado em metodologia do Ensino Superior pela UFT.

Raimundo Bucar (Xuxu Bucar)
Agência Estadual de Meteorologia

Natural de Pedro Afonso, Xuxu Bucar é advogado formado pela PUC de Goiás. Foi Prefeito de Tocantínia por dois mandatos.

Elizângela Glória Cardoso
Unitins

Natural de Santa Tereza do Tocantins é graduada em Serviço Social pelo Ceulp/Ulbra. Assistente Social de carreira da Secretaria de Saúde do Estado (Sesau).
Pedro Dias Corrêa
Ruraltins

Mineiro de Januária mora em Gurupi há 34 anos. É engenheiro agrônomo, pós-graduado em Administração Rural. É produtor rural e empresário na área de Engenharia Ambiental.

João Carlos Pes
Intertins

Natural de Aratiba-RS, é produtor rural, agricultor e engenheiro agrônomo, formado pela Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul.

Gleidy Braga Ribeiro
Agência de Defesa Social

Natural de Dianópolis é jornalista, acadêmica de Direito e especialista em Gestão e Políticas Públicas. É mestranda em Estado e Políticas Públicas. 
George Lauro Brito
Agência Estadual da Ciência, Tecnologia e Inovação

É natural de Cuiabá-MT. Engenheiro elétrico, especialista em Gestão Pública. Mestre e doutor em engenharia elétrica, também é Pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários da Universidade Federal do Tocantins.

Carlos Spegiorin Silveira(Jota Patrocínio)
Agência Tocantinense de Regulação

Nascido em Araguaína-TO, é filho do médico e ex-senador Carlos Patrocínio. Formado em Direito, é pós-graduado em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho.
Humberto Camelo
Adapec

Tocantinense de Natividade é médico veterinário. Foi subsecretário da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e já esteve a frente da Adapec.

José dos Santos Freire Júnior
Agência de Fomento

Natural de Goiânia, Goiás, o deputado federal Freire Júnior é formado em Economia, pelo Centro Universitário de Brasília, e pós-graduado em Políticas Públicas de Governo, pela UFRJ.

Osvaldo de Souza Reis
Escritório de Representação em Brasília-DF

Natural de Floriano-PI é empresário, pecuarista e atual deputado federal pelo PMDB-TO. Está no seu sexto mandato na Câmara Federal. Foi Presidente do Diretório Regional do PMDB de 2003 a 2010.
Eudoro Pedrosa
Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Trabalho

Nascido em Goiânia-GO, é empresário. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Goiás, foi Presidente da Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás.

David Siffert Torres
Secretaria de Planejamento e Gestão

É mineiro de Belo Horizonte-MG, economista pela Universidade de Brasília e pós-graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas.

Eder Martins Fernandes
Agência Tocantinense de Saneamento

Natural de Figueirópolis-TO. É formado em Educação Física pela UNIRG, de Gurupi. Já foi chefe de gabinete na Câmara de Vereadores da Cidade.

Clemente Barros Neto

Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária

Natural de Porto Nacional, é engenheiro agrônomo, formado pela Universidade Federal de Goiás é pós-graduado em Comunicação Rural pela USP. 
Acy Carvalho Fontes
Banco do Empreendedor

É natural do Rio de Janeiro-RJ. Foi Coordenador do Programa de Crédito Assistido BRB – Trabalho, da Secretaria do Trabalho do Distrito Federal, Presidente do Conselho Habitacional do Estado do Tocantins.

Elmar Borges (Cenorão)
Chefe de Gabinete

Natural de Natividade-TO é gestor imobiliário. Foi bancário por 16 anos, sendo onze deles no Banco do Brasil. Foi coordenador de Política da Secretaria de Governo na administração Marcelo Miranda. Na campanha desse ano foi o Coordenador Político de Mobilização

Jaques Silva de Sousa
Igeprev

Natural de Filadélfia, no Tocantins, é advogado, auditor de controle externo do Tribubal de Contas da União; foi secretário de Controle Externo do T.C.U. do Tocantins.

Cel. Reginaldo Leandro Silva

Chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros

Natural de Aloândia-GO é formado em Direito pela UNIRG, de Gurupi, pós-graduado em Ciências Políticas
pela ADESG.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here