Intervenções marcam Operação Volta às Aulas

0
635

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT), promove a partir de segunda-feira, 19, a Operação Volta às Aulas. A ação terá início às 7h. Neste ano houve, por parte das próprias escolas, um escalonamento para o reinício das aulas. Algumas unidades começam o ano letivo no dia, outras nos dias 20, 21 ou 26. Assim, a ação segue até dia 2 de fevereiro, envolvendo 12 equipes de agentes.
Neste ano, a operação irá dar maior ênfase às intervenções no trânsito e caso ocorram abusos haverá autuações. Os agentes vão auxiliar pais e estudantes a atravessar na faixa de pedestre, orientar sobre o uso do cinto de segurança e combater a parada em fila dupla. “Nos anos anteriores, nosso foco foi o trabalho educativo. Os pais já receberam, portanto, muitas orientações sobre a importância do respeito às normas de trânsito”, observa o secretário de Trânsito, José Geraldo Freire. No ano passado, a operação foi realizada em 36 escolas, envolvendo mais de 8 mil condutores e estudantes.
A SMT fez um grande número de atividades de Educação para o Trânsito em 2014. Foram ministradas palestras e promovidas outras ações educativas em 99 escolas e 64 empresas, além de faculdades. Houve distribuição de folhetos educativos em 32 pontos e realizadas 50 campanhas educativas sobre temas específicos, que incluíram blitz sobre uso do cinto de segurança e cadeirinha. Todas essas atividades envolveram mais de 630 mil pessoas. Neste ano, o trabalho educativo será estendido também às igrejas da capital e deve atingir cerca de 200 mil cidadãos.
Além das intervenções no trânsito, a SMT está preparando algumas mudanças ma sinalização das ruas das principais escolas particulares, assegurando aos pais espaço de embarque e desembarque. O estacionamento em alguns locais diante das escolas será proibido, mas não a parada, de forma que os motoristas possam parar para que os estudantes embarquem e desembarquem, mas não permaneçam muito tempo ali estacionados. “Isso irá colaborar com a fluidez do trânsito”, explica o secretário, reforçando mais uma vez a importância de os pais respeitarem a sinalização. “Ao deixar os filhos na escola os pais devem refletir se já estão educando, por meio de seu próprio exemplo, para um trânsito mais humano e seguro”, enfatiza José Geraldo Freire.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here