Escola de Mara Rosa realiza mostra do programa Jovens Empreendedores

0
939

A Escola Estadual de Tempo Integral José Feliciano Ferreira, do município de Mara Rosa, realizou, no dia 8 de dezembro, a mostra de atividades do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp) e das oficinas do programa federal Mais Educação. A feira foi organizada em estandes temáticos por turmas e incluiu brincadeiras, jogos, alimentação e muita diversão. Durante o quarto bimestre letivo, vários projetos foram concluídos e apresentados à comunidade escolar, entre eles, o Agrinho, que rendeu o 1º lugar da Região Norte à escola, premiada na categoria de Redação.

De acordo com a diretora da escola, Geliete Peixoto de Oliveira Cardoso, todas essas atividades contribuem para o enriquecimento da jornada escolar dos alunos nas escolas de tempo integral. O Agrinho trouxe este ano o tema Qualidade de Vida na Medida Certa, que veio reforçar as ações da escola no sentido de valorizar a arte, a dança, a alimentação saudável e a prática de atividades físicas na rotina dos alunos.

Projetos
A partir do Agrinho, a escola desenvolveu o Projeto Dançarte: qualidade de vida na medida certa, tendo conquistado o primeiro lugar na categoria de Redação. O aluno vencedor foi Carlos Henrique Alves dos Santos, que teve a orientação da professora Fabiana Coelho Correia de Carvalho.
No decorrer do ano letivo, segundo ainda a diretora Geliete Peixoto, a Biblioteca Pequeno Príncipe, da escola, intensificou o empréstimo domiciliar de livros de literatura infantil aos alunos, como um estímulo à leitura. Paralelamente, os professores realizaram atividades de contação de histórias, identificando e valorizando o talento de cada estudante. Esse projeto teve encerramento com apresentações e premiações por série aos melhores contadores de história da escola.
As oficinas do Mais Educação também deram aos alunos da Escola José Feliciano Ferreira grandes oportunidades neste ano e contribuíram para mantê-los frequentes no Período de Intensificação da Aprendizagem (PIA). Além da oficina de Acompanhamento Pe­dagógico, os alunos participam de oficinas de danças, de horta escolar, de atletismo e de capoeira. No dia 29 de novembro, a escola realizou a solenidade Batizado da Capoeira, com juramento dos alunos participantes.

JEPP
A Mostra JEPP na escola foi aberta à comunidade, recebida com apresentações, música, uma feira de produtos desenvolvidos de forma planejada e organizada pelos alunos, nas oficinas do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos. O programa tem por finalidade despertar o sentido do empreendedorismo nas crianças.
As turmas de 1º ano trabalharam o tema “Ervas aromáticas”; as de 2º ano, o tema “Temperos naturais”; as do 3º, “Brinquedos com material reciclável”; e as de 4º ano, “Locadora”. Em diferentes estandes, os estudantes puderam demonstrar o que aprenderam no programa, como a definição de metas e o planejamento. Segundo a diretora Geliete Peixoto, a feira foi um sucesso e toda a comunidade escolar foi unânime em afirmar que no próximo ano quer o Jepp de novo.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here