Ampliar com qualidade

0
605

Os goianienses podem comemorar o expressivo reforço na Educação Municipal com uma nova história para muitas crianças e adolescentes em idade escolar. A Prefeitura de Goiânia inicia o ano letivo de 2015 com a criação de 4720 vagas, provenientes da inauguração de dez unidades educacionais, em diferentes regiões da capital.

Em ação inédita, realizada no final de 2014, o Prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, entregou três escolas e sete centros municipais de educação infantil, que beneficiam diretamente os setores Morada do Sol, Jardim Conquista, Parque Tremendão, Pedro Ludovico, Village Atalaia, Solange Park II, Bairro Goiá IV, Jardins do Cerrado I e Solar Ville e Jardim Tropical.
“Em seus 81 anos de existência, Goiânia nunca recebeu 10 unidades educacionais de uma só vez. Só em 2014, foram investidos dois milhões e meio em Educação, o que representa um grande esforço a fim de não deixar nenhuma criança ou jovem sem matrícula”, comemora o prefeito Paulo Garcia.
Cada escola tem capacidade para atender 1,2 mil alunos em turmas do ensino fundamental na modalidade regular e Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos (Eaja). A novidade foi comemorada com entusiasmo por Gisele Campos, moradora do Jardim Real, bairro próximo ao Tropical Ville, onde foi inaugurada uma das três escolas.“Moro há 14 anos aqui e sei a importância da construção de uma escola. Era uma necessidade urgente, pois sabemos das dificuldades dos pais em levar os filhos para instituições de outros setores. Vai beneficiar muitas famílias, inclusive a minha”, pontua.
“Desde que foi prometido, esperamos ansiosos o dia que esse Cmei seria entregue. Agora que ele está pronto percebemos que ele é muito mais do que aquilo que esperávamos, é um sonho realizado”, disse Maria de Fátima Freire, avó “crecheira”, ao observar as instalações do Cmei Bairro Goiá IV, erguido seguindo o modelo do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação(FNDE). “Ficará melhor para muitas mães que precisam trabalhar e não têm onde deixar os filhos. Meu neto será cuidado por pessoas capacitadas e eu também poderei trabalhar, já que fico por conta de ajudar enquanto sua mãe trabalha”, ressalta.

Educação Infantil
Com o intuito de expandir a rede municipal e universalizar o atendimento à faixa etária de seis meses a cinco anos e 11 meses, a Secretaria Municipal de Educação (SME) disponibiliza, com a inauguração dos sete Cmei, mais 2.562 novas vagas em infraestrutura diferenciada, o que possibilitará atendimento pedagógico de excelência às crianças. A Prefeitura conta, para o início de 2015, com 134 Cmei e 51 unidades conveniadas.
De acordo com o número de vagas do telematrículas da Educação Infantil, mais 8.948 novas crianças têm a oportunidade de receber atendimento em 2015, além de outras 6.386 crianças foram incluídas em turmas de pré-escola em escolas e por meio de vacâncias geradas por transferências de alunos e conclusão do nível de ensino.
“Temos escolas e Cmei dignos de nossos profissionais e crianças, com conforto e uma proposta pedagógica melhor que muitas instituições da rede privada. Oferecemos uma educação de muita qualidade e vai ser um prazer receber novos alunos para o ano letivo de 2015, nessas instituições que irão atender mais de quatro mil alunos. Vamos fazer o máximo para inaugurar mais unidades”, destaca a secretária Neyde Aparecida.

Estrutura de excelência
As novas escolas localizadas nos bairros Jardins do Cerrado I, Solar Ville e Tropical Ville têm estrutura padrão. As duas primeiras instituições são equipadas com 12 salas de aula, biblioteca, laboratórios de informática e ciências, quadra poliesportiva coberta, bloco de serviços e outros espaços. A Escola Municipal Tropical Ville também é equipada com parquinho e possui 10 salas para atendimento dos alunos.
Dos sete Cmei a serem inaugurados, quatro possuem especificações de arquitetura padrão 2005, dois de estrutura Padrão 2010 e um recebeu adequação. No primeiro modelo, se enquadram as unidades de Educação Infantil Parque Tremendão, Pedro Ludovico, Village Atalaia e Solange Park II. Com terreno de até 3 mil metros quadrados, as instituições possuem salas educativas, berçário, sala de repouso, lactário, sanitários, refeitório, bloco de serviços e as duas últimas unidades, parquinho.
Com estrutura Padrão 2010, os Cmei Bairro Goiá IV e Morada do Sol têm terreno mais amplo, acima de 3 mil metros quadrados e contempla espaços a serem utilizados pelas crianças, de acordo com o Projeto de Arquitetura. No Cmei do Bairro Goiá IV, por exemplo, os educandos serão beneficiados também com brinquedoteca, laboratório de informática e bloco recreativo.
O Cmei Jardim Conquista, localizado na região leste da Capital, sediado em área da Secretaria Municipal de Educação, utilizado anteriormente com projetos pedagógicos pela comunidade da região, foi adaptado para atender mais de 100 crianças. O local foi revitalizado e possui seis salas, incluindo berçário, espaços de recreação, dois playgrounds e solariuns integrados.


Atendimento

 

A Prefeitura encerrou o ano de 2014 com 24.543 crianças com idade entre seis meses e seis anos incompletos matriculadas na rede municipal. Reconhecida pelo serviço de qualidade prestado a educandos na educação infantil, Goiânia oferece unidades onde, durante dez horas por dia, as crianças são atendidas por profissionais qualificados com formação específica, que planejam e promovem atividades pedagógicas, recebem uniforme, orientações quanto aos cuidados em relação à higiene e saúde, além de cinco refeições diárias, com orientação nutricional da Secretaria Municipal de Educação (SME).
Atualmente nove Cmei encontram-se em construção e um projeto aguarda emissão de ordem de serviço. Com a conclusão das obras, as novas unidades beneficiarão a região circunvizinha dos setores: Jardim do Cerrado IV, Buena Vista III, Center Ville, Parque Atheneu, Residencial Mendanha, Solar Ville, Bairro Floresta I, Grande Retiro e Jardim Conquista e Santa Fé I. (Daniela Rezende )

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here