PT já admite internamente ser vice de PMDB na capital

0
634

Depois de seus integrantes afirmarem que o PT deveria lançar um nome para a disputa da prefeitura de Goiânia no ano que vem, o partido, agora, já admite a possibilidade real de repetição da chapa vencedora das eleições de 2008. Um importante integrante da sigla afirmou à Linha Direta que o caminho mais provável do PT em 2016 será a vice do PMDB na disputa pela capital. O partido, porém, impõe duas condições para que as negociações sejam abertas: a de que o candidato do PMDB seja mesmo o ex-governador Iris Rezende e que o DEM não participe da chapa. O nome a ser apresentado pelo PT para a vice de Iris está entre a deputada estadual Adriana Accorsi e o suplente de deputado federal e ex-reitor da UFG, Edward Madureira, com maior chance de o segundo nome ser o escolhido. Em reuniões anteriores, PMDB e PT definiram o mês de setembro deste ano como o limite para a definição do posicionamento dos dois partidos em relação às eleições de 2016.


“Alguém viu a ‘Coração Valente’?”

 

Ronaldo Caiado (DEM), deputado federal, comentando o sumiço da presidente Dilma Rousseff (PT) da mídia.


Plano B
Caso não dê certo o casamento com o PMDB, o PT poderá buscar quaisquer outros partidos da base da presidente Dilma Rousseff, conforme já disse há algumas semanas o presidente do partido em Goiás, Ceser Donisete.

Fala
“Vamos nos esforçar para manter a aliança com o PMDB e esperamos o mesmo por parte deles, mas também faremos esforços para montar alianças com outros partidos da base da presidente em cidades do interior do Estado”, explica Ceser.

 

Enquanto isso
Enquanto PT e PMDB tentam se entender para a disputa das próximas eleições, o PSDB amplia a gama de nomes que poderão disputar o pleito na capital. O novo trunfo dos tucanos, segundo o presidente Paulo de Jesus, é o nome da secretaria Raquel Teixeira.

Justificativa
“Trata-se de um nome pronto e que conta com uma unanimidade positiva para administrar a capital. É uma política experimentada, que fará um bom trabalho à frente da secretaria de Educação, Esportes e Lazer e que pode ir para a disputa”, derreteu-se Paulo.

Migrantes
Prefeitura de Goiânia e governo do Estado falam a mesma língua quando o assunto é Saúde. Segundo dados do Paço, 40% dos atendimentos realizados em Goiânia pela prefeitura são de pessoas de outros estados e de outras cidades.

Estado
Já de acordo com o secretário estadual de Saúde, Leonardo Vilela (PSDB), os atendimentos do Estado em Goiânia também tem o mesmo percentual de migrantes. A meta do secretário é reduzir o atendimento de migrantes entre 30 e 40% nos próximos quatro anos.

Luziânia
O deputado federal e ex-prefeito da cidade, Célio Silveira (PSDB), trabalha para lançar (e apoiar) o nome do ex-deputado Marcelo Melo para enfrentar Cristovão Tormin (PSD) nas eleições de 2016. Melo deixaria o PMDB e iria, a priori, para o Pros. Ou ainda para o PSDB.

Fonte federal
O presidente da Saneago, José Taveira, afirmou que buscará recursos junto ao ministério das Cidades, por meio de convênios com a Caixa e com o BNDES.
Influência
Os recursos serviriam para ampliar a rede de distribuição de água e de coleta de esgoto no Estado. Para isso, José Taveira usará de seu prestígio como ex-secretário da Fazenda. “Me fez ter bom trânsito por lá”, destacou.

Apoio
O presidente regional do PPL, José Netho, esteve na última semana em Anápolis em visita ao prefeito João Gomes (PT). Na pauta, apoio do partido ao prefeito petista em 2016.

Condição
O governador Marconi Perillo colocou uma condição para estar presente no aniversário do deputado federal eleito Giuseppe Vecci – que ninguém colocasse em pauta o assunto “indicação de cargos no governo”.

Grato
Em formatura de soldados do Simve, na última semana, o governador agradeceu ao deputado João Campos (PSDB) que apresentou matéria para tornar o projeto nacional. Em tempo: o Simve foi questionado pela Procuradoria da República por uma ação de inconstitucionalidade que está em andamento no STF.

Insistência
Alheio ao processo, o governador Marconi Perillo disse que continuará trabalhando em duas frentes no reforço do efetivo da PM em Goiás: com concursos e Simve. “Nós vamos fazer as duas coisas. O trabalho do Simve é mais barato e mais rápido”.

Novo nome
O prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, nomeou a ex-superintendente da Vigilância Sanitária do município, Vânia Cristina, como nova secretária da Saúde. O ex-secretário, Paulo Rassi, pediu exoneração do cargo durante a semana.

Viagem
O secretário municipal de Finanças, Jeovalter Correia, acompanhará o prefeito Paulo Garcia em viagem à Barcelona, na Espanha, de 19 a 27 de fevereiro, para participarem de evento do BID.


Rápidas

 

 

Ex-deputado estadual, Afrêni Gonçalves (PSDB) é o novo diretor de Expansão da Saneago.  Novamente candidato à deputado estadual nas eleições do ano passado, ele obteve 19.992 votos e acabou ficando na suplência da chapa que participou o seu partido.

O prefeito Paulo Garcia voltou a atuar nas redes sociais na última quinta-feira. Afirmou ter voltado ao Twitter “para, como sempre, responder a todos e a todas com transparência e verdades”. Sua última postagem havia sido em agosto do ano passado.

A secretária de Educação, Cultura e Esportes, Raquel Teixeira, confirmou que nesta segunda-feira, 26, irá se encontrar com a presidente do Sintego, Bia de Lima, para tratar sobre a possibilidade da volta da titularidade dos professores, retirada no último governo.
Atendendo a determinação do governador Marconi Perillo e também da reforma administrativa, secretários e presidentes de autarquias já estão entregando antigos prédios que não mais serão utilizados pela administração estadual neste ano.

Dois antigos nomes voltarão a legislar na Câmara de Goiânia, em 19 de fevereiro: Richard Nixon (PRTB) e Milton Mercês (PTB). Eles substituirão, respectivamente, os vereadores Charles Bento (PRTB) e Virmondes Cruvinel (PSD). Ambos se elegeram deputados estaduais.

A pedido da secretaria de Finanças de Goiânia, a Comurg cortou sete caminhões de sua frota, que passou de 74 para 67. A redução ocorreu na frota alugada pela companhia. Se­gundo a empresa, a coleta de lixo não será pre­ju­dicada, já que 55 caminhões são utilizados para tal.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here