Obmep 2015

0
850

A partir do dia 23 de fevereiro, escolas públicas municipais, estaduais e federais do país poderão inscrever seus alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio interessados em participar da 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

A Olimpíada é compsota por duas série de testes: a primeira prova deste ano será realizada em 2 de junho e a segunda, em 12 de setembro. Ao todo, a Olimpíada de Mate­mática das Escolas Públicas vai premiar 6,5 mil alunos, sendo 500 com medalhas de ouro; 1,5 mil de prata e 4,5 mil de bronze. Os medalhistas também serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC), em 2016. A Obmep também reconhece o trabalho dos professores, das escolas e das secretarias de educação dos 6,5 mil vencedores.
Todos os estudantes inscritos participam da primeira prova, que este ano está prevista para ser realizada nas escolas em 2 de junho. O desafio dos participantes é resolver 20 questões matemáticas de múltipla escolha. A partir do desempenho na fase, a Olimpíada seleciona cerca de 5% dos estudantes, por escola, com melhor pontuação que estarão aptos a ir para a segunda etapa, em 12 de setembro. De acordo com o calendário da Obmep 2015, a relação de vencedores será divulgada em 27 de novembro.

Característica
Promoção dos ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Educação, a Obmep é realizada pelo Instituto Nacional de Ma­temática Pura Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasilei­ra de Ma­temática (SBM). Inicia­tiva realizada desde 2005, a competição é um projeto de estímulo ao estudo da matemática nas redes públicas da educação básica de todo o Brasil. Para incentivar a participação, produz e distribui material didático, oferece bolsas de iniciação científica aos estudantes e reconhecimento aos educadores, escolas e secretarias. A cada edição, a Obmep também prepara cerca de 30 medalhistas de ouro para competições internacionais.
De acordo com dados do MEC, 10ª edição da Olimpíada, realizada em 2014, teve o número de 18,1 milhões de inscrições, a adesão de 46.711 escolas públicas da educação básica estabelecidas em 5.533 municípios. O número representa 99,41% das cidades.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here