Amastha: “Me apelidaram de prefeito tatu em Palmas”

0
609

O prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PP), foi o astro do primeiro debate “Goiânia 2020 – A Cidade que Queremos”, ocorrido na quarta-feira, 28, no Cine Lumiére, no Shopping Bougainville, em Goiânia. Dentre suas falas de destaque, uma chamou mais a atenção, por quebrar um paradigma que permeia a política: a de que obras que não aparecem, como as de saneamento, não dão voto. “Dizem que obras debaixo da terra não dão voto. Isso é uma bobagem. Em Palmas, me apelidaram de prefeito tatu, devido a prioridade que dei em obras de saneamento e de escoamento de água. O resultado é que não temos mais enchentes na cidade ou maiores problemas de saneamento básico. E para aqueles que acham que não dá voto, fizemos uma pesquisa de popularidade e meu mandato tem aprovação de mais de 95% da população”, disse o colombiano. Para ele, o debate deveria ser “Goiânia 2050 – A Cidade que Queremos, pois 2020 já está aí”, provocou. Estão previstos mais nove debates sobre o tema até o mês de


“Não termina dentro do prazo. É uma obra de vários mandatos”novembro.

 

Paulo Garcia (PT), prefeito de Goiânia, sobre o Programa Macambira-Anicuns


Mané x Nédio
A nova mesa diretora da Assembleia está praticamente definida, com exceção da disputa de dois postos. Um deles é 1ª vice-presidência, em disputa entre Mané de Oliveira e Nédio Leite, do PSDB. Até o fechamento desta edição (sexta, 30), os dois não haviam entrado em acordo.

Adib x Paulo Cezar
No PMDB, o cenário é o mesmo. O deputado Adib Elias conta com o apoio de José Nelto, Bruno Peixoto e Ernesto Roller, para ficar com a 4ª secretaria, que é peça de cobiça do colega peemedebista Paulo Cézar Martins, que trabalha sozinho para conseguir a vaga.


Desistência
O deputado José Nelto, em entrevista à Rádio 730 na última sexta, 30, disse que caso Paulo Cézar não aceite a decisão do partido, lançando seu nome, o restante da bancada votaria em outro nome para a secretaria, possivelmente o de Virmondes Cruvinel.

Virmondes x Lincoln
Havia uma disputa pela 2ª vice, entre os deputados Virmondes Cruvinel e Lincoln Tejota, que acabaria em votação aberta no plenário. Virmondes, porém, recuou de seu anseio e Lincoln ficou com o cargo.

Definidos
Já o restante da mesa está praticamente definida, com a presidência a cargo de Hélio de Sousa (DEM); a 2ª vice nas mãos de Lincoln Tejota (PSD) e a 1ª e 3ªs secretarias nas mãos de Henrique Arantes (PTB) e Humberto Aidar (PT), respectivamente.

Kassab
O ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD), virá a Goiânia na segunda-feira, 2, a convite de Vilmar Rocha, para prestigiar a posse do presidente regional do partido no comando da secretaria Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura e Cidades, às 10h.

Agenda
Além de acompanhar a posse de Vilmar, Kassab almoçará no Palácio das Esmeraldas com o governador Marconi Perillo e a cúpula do PSD em Goiás. Ele também aproveitará para se encontrar com Cleovan Siqueira, com quem busca reavivar o PL.
Andamento
Cleovan, que conta com o apoio de Kassab para recriar o PL, afirmou já ter recolhido 420 mil assinaturas. Gilberto disse que ajudaria a buscar as 80 mil restantes para o partido ser refundado. O PL se fundiria ao PSD após a sua homologação.

Reinvenção
O ex-deputado federal Sandro Mabel acredita que o PMDB terá que se reinventar no interior para voltar a crescer. “Com o fim dos diretórios municipais e a entrada das comissões provisórias, esse caminho deve ser tomado”, disse o empresário.

Caso a caso
Mabel adiantou ainda que os casos dos prefeitos do PMDB que não apoiaram Iris Rezende nas eleições passadas serão analisados pelo partido. “Caso a caso”, adianta.

De olho
Deputados estaduais, federais, secretários e lideranças políticas estão de olho no TCM. É que neste ano três vagas deverão se abrir para indicações no tribunal, já que os conselheiros Tião Caroço, Virmondes Cruvinel e o presidente Honor Cruvinel devem se aposentar.

Indicados
Joaquim de Castro, ex-secretário de Governo, indicado por Marconi Perillo, será conselheiro. Outra vaga deverá ser do atual secretário de Articulação Política, Sérgio Cardoso. A última vaga estaria em disputa entre Valcenor Braz (PTB) e Cláudio Meireles (PR).

Viagem
O ex-prefeito de Senador Canedo Vanderlan Cardoso partirá em viagem nesta semana. Na agenda, férias nos EUA e negócios no Panamá.

Reencontro
O prefeito Paulo Garcia e o governador Marconi Perillo já têm data para se reencontrarem. Será nesta segunda, 2, às 9h, quando o prefeito fará o lançamento das obras de revitalização da Praça Cívica.


Protagonismo
PMDB buscará manter o seu protagonismo após a reforma administrativa, mantendo secretarias de peso, informa o secretário da Casa Civil, Andrey Azeredo. “Nós queremos contribuir com a administração e buscaremos pastas que possibilitem esse auxílio”, disse.


Rápidas

 

 

Durante a visita realizada pelo prefeito de Goiânia às obras do Programa Urbano Ambiental Macambira-Anicuns, o prefeito notou acumulo de despejo de lixo e de restos de obras nas margens do Córrego Macambira.

O prefeito disse que iria solicitar a limpeza de todos os materiais pela Comurg, mas lançou o desafio aos jornalistas: “Venham dois dias depois da limpeza para ver que os detritos estarão novamente lá. O problema é de educação”, disse.

O novo presidente do TJ-GO, Leobino Chaves, assumirá o cargo em sessão solene que ocorrerá a partir das 11h, no plenário do órgão. Ele substituirá o atual presidente Ney Teles de Paula e ficará no comando do tribunal no biênio 2015-2017.
Caso não recorram a expulsão do PT, os vereadores Tayrone di Martino e Felisberto Tavares terão várias opções partidárias para seguir. O primeiro tem propostas de PSD, PTB,PMDB e PSDB, enquanto que o segundo poderá escolher entre PR e PMDB.

A expectativa do novo secretário de Saúde do governo estadual, Leonardo Vilela, é que a conclusão das obras do Credeq de Aparecida de Goiânia ocorra ainda neste primeiro semestre de 2015. Segundo ele, as obras estão 90% concluídas.

O Campeonato Goiano da Série A começa neste final de semana. O Goiás faz o primeiro jogo neste sábado, 31, em casa, diante do Trindade. Já o Atlético, outro representante da capital, viaja até Anápolis para encarar a Anapolina, às 17h, no domingo, 1.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here