Grande vitória

0
552

703 - E3 - ReproduçãoO pequeno Érick Rodolfo Monteiro, 11 anos, foi um dos grandes vencedores da última edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, na categoria Poema, com o trabalho “Coração de Dançador”. O jovem, que cursa o 6º ano na Escola Municipal Nilda Margon Vaz, em Catalão, disputou o 1º lugar com cerca de 20 mil textos, sendo o único goiano entre os 20 vencedores.

Para Érick, participar do concurso era uma diversão cujas possibilidades de subir ao pódio eram remotas, uma vez que existiam outros textos na categoria  dignos de nota 10, segundo ele. Agora, como aprendizado, fica a tarefa de acreditar mais em si, que Erick diz já ter tirado como lição: “Não pensava que fosse ganhar. Com essa vitória, fiquei mais confiante e corajoso.”, diz.
Além do apoio da professora de Língua Portuguesa Beatriz Bernardes Leite, o pequeno contou com o suporte mais que especial da família e da equipe escolar.  Os pais do estudante estão sempre presentes na escola onde ele estuda e são comprometidos com o progresso do aluno, que já virou celebridade em Catalão, cidade onde mora. “Ele saiu na mídia e as pessoas comentam quando a gente chega nos lugares porque já viram algo a respeito na internet e nos jornais”, conta a professora.
Beatriz não esconde o orgulho de ter acompanhado o desempenho de Erick, que, segundo ela, sempre foi esforçado e empenhando em resolver as questões propostas pelos educadores. A professora atribui a conquista do aluno à equipe escolar, que trabalha em união, apoiando e incentivando uns aos outros.
“Já tivemos outros alunos premiados. Para mim, esse é o reflexo da qualidade da equipe. São bons profissionais que não competem entre si, apenas se completam. A pessoa responsável por isso é a ex-diretora Vânia Rodrigues, que já havia chegado na final das Olimpíadas em 2012 com o irmão de Érick, Walisson Gabriel”, conta Beatriz.

Inspiração
Seguindo os conselhos do irmão, Érick se inspirou nas belezas da cidade para escrever seu poema. Baseado no tema “O lugar onde vivo”, o estudante escreveu um poema sobre as Congadas de Catalão, especificamente, sobre um menino dançador de Congo.
Além da experiência trazida na mala com a conquista, o aluno e sua professora receberam medalha de ouro e aguardam outros prêmios: notebook e tablet, para cada um. A escola também foi agraciada com um laboratório de informática, composto por dez microcomputadores, impressoras, projetor multimídia, telão para projetor e livros.
De acordo com Érick, a sua escola não possui laboratório de informática e por isso a felicidade em poder contribuir com a instituição é grande. “Fico feliz porque agora estou ajudando a escola e meus colegas”.
A Olimpíada de  Língua Portuguesa é desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Fundação Itaú Social, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). A final da última edição da Olimpíada foi realizada no mês de dezembro, em Brasília.


Poema vencedor

Aluno: Érick Rodolfo Monteiro
Professora: Beatriz Bernardes Leite
Poema: Coração de dançador
Escola: Escola Municipal Nilda Margon Vaz

Mês de outubro em minha terra…
Vem vindo o vento vilão
A pipa dança no céu,
No meu peito, o coração.

Êh bailarino inquieto
Não sossega aqui dentro
Contagia o meu corpo
Viaja o meu pensamento

Já posso ouvir as batidas
Apita o capitão.
Sou menino dançador,
Sou vento, saio do chão.

Ipê-roxo, rosa, branco
Vem colorir e encantar!
Quero usar suas cores
Para o meu terno enfeitar!
Vou até laçar estrelas
Pra dar a luz ao meu passar!
É a festa da Congada
Alegrando o meu lugar!

Bate o pé, Catupé !
Moçambique, Vilão!
Bem fazer arco-íris
Nas ruas de Catalão!

Retum-tumba, tambor!
Treme
Troça
Toca e toada
Tagarela com os pés do dançador!

Meu coração de menino
Tremulia feito um tambor
Quer fazer dança
Quer fazer festa
Quer seguir esse clamor!

Sobe morro, desce morro,
Sepenteia lá na feira,
Quero ganhar beijo doce
De moça namoradeira!

Quero saudar com sorriso
A minha gente festeira!
E ser feliz nessa dança
Durante a vida inteira!

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here