Maguito anuncia readequação do Paço

0
868

O prefeito Maguito Vilela (PMDB) e o diretor do Banco Nacional de Desen­volvimento Econômico e Social (BNDES), Guilherme Lacerda, responsável pelas áreas Infrae­strutura Social; Meio Ambiente; Agropecuária e Inclusão Social, assinaram na tarde desta sexta-feira, 6, contrato do banco com o município para liberação de R$ 40 milhões em financiamento do Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT).

A assinatura do contrato foi realizada durante a Reunião Regional Preparatória de Goiás e Tocantins para o III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS) que acontece de 7 a 9 de abril, em Brasília (DF).
O prefeito Maguito Vilela ressaltou que o contrato com o BNDES não só transformará o modelo do Paço Mu­ni­ci­pal de Aparecida como ajudará a atualizar a gestão. “A no­ssa cidade agigantou-se nos últimos anos. O BNDES vem pra nos ajudar a modernizar a máquina arrecadadora, me­lho­rar o paço municipal, informatizar a prefeitura, enfim, o PMAT é importantíssimo pra qualquer cidade do Brasil e estamos tendo a sorte de assinar o primeiro da história de Aparecida”.
Segundo o diretor do BNDES, Guilherme Lacerda, a assinatura do financiamento é uma oportunidade para o banco federal aprender com uma cidade que está em pleno desenvolvimento e se destacando dentre os municípios mais populosos do país. “Estamos aprendendo muito com Aparecida de Goiânia que é uma cidade dinâmica e que dá exemplo para muitas outras. O BNDES tem o compromisso de ser parceiro dos prefeitos, parceiro do desenvolvimento pleno do Brasil”, destacou.

Encontro
A Reunião Regional Pre­pa­ratória é a oportunidade de prefeitos e prefeitas de Goiás e Tocantins entenderem como será a metodologia do III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, evento realizado pela FNP cujo objetivo é discutir os desafios diários dos municípios brasileiros com intuito de propor soluções e contribuir com o aperfeiçoamento das gestões municipais. O evento será realizado de 7 a 9 de abril de 2015 no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF).
“Essa reunião preparatória é muito importante para tratar de temas como resíduos sólidos, saneamento, mobilidade urbana, iluminação pública. É um encontro propositivo mostrando nossas experiências mostrando o que deu certo, o que pode melhorar, unindo os governos federal, estaduais e municipais. Resolvendo os problemas do município estamos resolvendo os problemas do país e é isso que deve ser enxergado sem pessimismo”, salientou o prefeito e 2º vice-presidente da FNP, Maguito Vilela.
Ao todo, 25 reuniões regionais preparatórias serão realizadas em todo o Brasil até abril. Aracaju (SE), Gramado (RS), Guarujá (SP) foram municípios brasileiros que sediaram as três primeiras Reuniões Regionais Preparatórias. Em todas essas regiões, a situação econômica dos municípios, que reflete a situação do país, tem tido grande destaque.

PMAT
Aparecida de Goiânia foi o primeiro município do G100, grupo dos cem municípios com mais de 80 mil habitantes e que apresentam baixa receita e alta vulnerabilidade social, a aderir ao PMAT com condições especiais para o grupo, conquista obtida com o apoio da União Europeia. O Programa prevê ações que tornarão a máquina pública muito mais eficiente e transparente, como profissionalização da administração tributária; capacitação de servidores, que consequentemente melhorarão o atendimento ao cidadão; assessoramento para criação de planos e cargos e salários para os servidores; treinamento de equipes de fiscalização; aquisição de mobiliários e equipamentos; informatização das rotinas da administração; além da readequação do paço municipal.
O novo Paço Municipal que ocupará a área atual da prefeitura e parte do Centro de Cultura e Lazer José Barroso será dotado de módulos que abrigarão secretarias, um anfiteatro, que já está em construção, e um Centro de Eventos. A área total do novo paço será de 130 mil metros quadrados e nele serão concentrados os gabinetes de prefeito e vice, secretarias de Fazenda, Go­verno, Adminis­tração, Comu­nicação, Regu­lação Urbana e Procuradoria Geral do Município.
Também estiveram presentes na Reunião Regional Pre­paratória Goiás-Tocantins, em Aparecida, vice-prefeito Ozair José (PT); secretários e vereadores do município, presidente da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), Osvaldo Zilli; reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Haroldo Reimer; deputado federal Daniel Vilela (PMDB); secretário estadual do Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infrae­strutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos, Vilmar Rocha; presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM) e prefeito de Bom Jardim de Goiás, Cleudes Bernardes Baré; presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM) e prefeito do Panamá, Divino Alexa­ndre; prefeitos goianos e to­ca­ntinenses e outras autoridades.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here