Kassab visita prefeitura para conhecer projetos

0
509

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, esteve em Goiânia na última segunda-feira, 2, para uma série de visitas e encontros políticos, dentre eles uma reunião com o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, no quinto andar do Paço Municipal. Kassab esteve acompanhado por secretários do Ministério, membros do Legislativo de Goiás e auxiliares da Administração Municipal. O encontro ocorreu para apresentação de projetos nas áreas de Mo­bilidade, Habitação e Sa­neamento da Capital e, se­gundo Paulo Garcia, tais propostas serão encaminhadas formalmente às pastas ministeriais responsáveis.
Gilberto Kassab agradeceu a recepção no Centro Administrativo e apresentou a equipe do Ministério das Cidades que acompanhou a exposição das propostas promovidas por secretários da Prefeitura de Goiânia. O ministro afirmou que avaliará o que está em andamento e a possibilidade de auxílio para prosseguir com ações que contemplam a infraestrutura da cidade.
A construção do BRT (Bus Rapid Trafic) foi um dos destaques da reunião, com abordagem dos principais pontos do projeto, entre modificações e benefícios que serão reflexos de sua implementação. O prefeito externou a pretensão de assinar, em breve e com a presença do ministro, a ordem de serviços para início das obras do BRT e Gilberto Kassab se prontificou em atender a solicitação do prefeito, mostrando-se aberto para celebração de parcerias com administração municipal.
Durante exposição de projetos elaborados pelo Executivo Municipal, o prefeito Paulo Garcia e secretários apresentaram propostas dos corredores preferenciais de ônibus. Foi mostrado o que a administração já conseguiu fazer pela cidade e intervenções que ainda são necessárias na área. A construção de viaduto na Marginal Botafogo foi outra proposta apresentada. Obra cruzará a Avenida 136 e estará interligada ao BRT. Foram abordadas também propostas sobre a pavimentação e drenagem de bairros, prioritariamente os que possuem asfaltamento mais antigo, além de importantes ações de combate a erosões nas margens de oito córregos da Capital.
Na área habitacional, a secretária Nacional de Habitação, Inês Magalhães, disse que o ministério trabalhará para que a habitação na cidade de Goiânia seja implementada onde haja o desenvolvimento da mobilidade. O prefeito Paulo Garcia, partilhando do ideal da secretária, reforçou que as obras projetadas em sua gestão são sempre norteadas pela sustentabilidade. “Ao passo que há considerável preocupação em se promover o adensamento ao longo dos corredores do transporte coletivo”, fato que promove a compactação da cidade e o maior desenvolvimento dos locais onde há concentração demográfica, facilitando, assim, a evolução positiva da mobilidade urbana.
Ainda sobre o tema habitação, Paulo Garcia aproveitou a oportunidade e informou que a prefeitura concluirá em breve obras de residencial com quase 300 unidades habitacionais. O prefeito agradeceu a ajuda do Ministério das Cidades, que propiciou o desenvolvimento de fundamentais programas habitacionais em Goiânia. Gilberto Kassab disse que, como o que foi feito por ministros anteriores, disponibilizará apoio ao prefeito, auxiliado pelas secretarias que englobam o Ministério das Cidades, visando encontrar solução para questões estruturais do município.
Para finalizar o encontro, o prefeito Paulo Garcia apresentou o Projeto de Requalificação da Praça Pedro Ludovico Teixeira, a Praça Cívica, lançado também na manhã de hoje com a presença do ministro. Garcia fez questão de ressaltar que a obra é executada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Cidades Históricas), do governo federal, e deu detalhes sobre o que será construído e reformado no local. “A Praça Cívica é um espaço que sofreu degradação ao longo dos anos. Pretendemos fazer uma transformação definitiva em um boulevard aos moldes da arquitetura francesa, retomando a sua função original. Hoje, é uma área de estacionamento, mas daqui a dez meses será devolvida como área de convivência social para a nossa comunidade”, destacou Paulo Garcia.


Prefeitura prepara ações de prevenção a DSTs no carvanal

 

 

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e a Universidade Federal de Goiás (UFG), vai realizar ações de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e hepatites virais na semana que antecede o carnaval. A população terá acesso a testes rápidos para HIV e kits de prevenção, que incluem preservativos masculinos e femininos, géis lubrificantes e um folheto com informações sobre como prevenir e tratar o HIV.
A entrega dos kits e a realização de testes rápido começa no dia 11, no Banana Shopping, das 11 às 17h; continuam no dia 12, no Parque Vaca Brava, das 7h30 às 13h, e no dia 13, ocorrerá no Araguaia Shopping, das 8h30 às 16h. O teste rápido leva em média 30 minutos e tem o objetivo de incentivar a população a conhecer seu estado sorológico.
Segundo a chefe da Di­visão de Agravos Trans­mi­s­síveis-crônicos da SMS, Lética Dogakiuchi, a campanha de prevenção às DSTs, antes de iniciar o carnaval, é importante para conscientizar a população a evitar o contágio. “O carnaval é uma época em que se festeja muito e é comum ter a associação de bebidas alcoólicas com a folia. Então, por isso, a gente investe em informação para que todos se relacionem utilizando o preservativo’.
A orientação do Ministério da Saúde é para que o enfrentamento ao HIV se articule em torno da prevenção combinada, que inclui informar a população sobre como prevenir o HIV com a disponibilização de preservativos e a busca pelo diagnóstico precoce do vírus e tratamento imediato. Como parte das ações de prevenção combinada, a SMS distribuiu, em 2014, 2.394.680 preservativos em todas as unidades de saúde.
No ano passado, foram identificados 436 novos casos de HIV, número que acompanha as estatísticas levantadas pela SMS nos anos anteriores, uma média de 400 novos casos anuais. Os testes rápidos também estão disponíveis durante todo o ano no Cen­tro de Referência em Dia­gnó­s­tico e Terapêutica (CRDT), Cais de Campinas, Cais Cân­­dida de Moraes, Cais Novo Mundo e Maternidade Nas­cer Cidadão.

3 em 1
O novo medicamento para tratamento de HIV e Aids – que combina os compostos Teno­fovir (300 mg), Lamivudina (300 mg) e Efavirenz (600 mg) – começou a ser distribuído em Goiânia em janeiro. É a primeira vez que a nova fórmula é utilizada no estado de Goiás, que recebeu 141 mil comprimidos do medicamento. Na capital, os pacientes podem ter acesso ao medicamento no Hospital de Doenças Tropicais (HDT) e no Centro de Re­ferência de Doenças Trans­mis­síveis (CRDT). O Protocolo Clínico de Tratamento de Adu­l­tos com HIV e Aids do Ministério da Saúde orienta que o medicamento 3 em 1 seja utilizado por pacientes que estão iniciando o tratamento do vírus.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here