Família e escola: uma parceria de sucesso

0
856

A participação da família contribui significativamente no aprendizado da criança ou adolescente. Quando os pais participam da vida escolar dos filhos e ensina-os a respeitar os professores, os funcionários e os colegas, valorizam o trabalho que é realizado na escola.
O acompanhamento diário das atividades de casa e a assiduidade também fazem toda a diferença na qualidade da educação. Quanto mais aulas um aluno perder, maiores serão as chances de insucesso na aprendizagem e o desinteresse pelos estudos. É necessário combinar com o seu filho um horário para os estudos em um lugar mais tranquilo da casa com todo o material disponível para a realização das atividades ou trabalhos escolares.
 Se for necessário, ofereça sempre ajuda ao seu filho, mas não faça os exercícios dele. Lembre-se que é fundamental que ele aprenda a ter responsabilidade na entrega das atividades. Entretanto, é muito importante o estimulo constante dos pais a estudar e a fazer as lições de casa, pois assim melhora o desempenho escolar.
Verifique o nível de leitura dele e busque influenciá-lo, com o seu exemplo, o gosto pela leitura. Ressalta-se que filhos cujos pais leram bastante para eles quando pequenos têm um desempenho melhor em sala de aula. A proximidade com o mundo da leitura facilita o letramento e ajuda em todas as disciplinas escolares.
Seja coerente em suas atitudes e mostre que estudar é importante e fará a diferença na vida dele. Vá à escola do seu filho. Conheça os professores dele, familiarize-se com o ambiente em que o seu filho frequenta; verifique quais são as regras do colégio e ajude a passá-las ao seu filho. Valorize e apoie o professor e mostre que você admira a profissão. Ensine o seu filho a ouvir e a respeitar o professor.
Busque participar das reuniões pedagógicas, procure o professor periodicamente e converse com ele sobre seu filho e como você pode ajudá-lo. Entenda como a escola trabalha e atenda as solicitações do professor e encontre-o sempre que for preciso. Ao conferir o boletim do seu filho e verificar notas ruins, pergunte ao professor como você pode ajudá-lo e se forem boas, elogie-o para que continue assim.
Reforçar os laços entre família e escola significa investir na qualidade de educação e, consequentemente, em qualidade de vida, pois neste processo, todos são importantes.  No entanto, é um longo caminho a percorrer em busca do conhecimento, o qual requer investimentos nas relações humanas e o envolvimento da família e escola.

Rosemeire B. Santos Carvalho, Professora, Técnica e Coordenadora Pedagógica na rede estadual. Possui Mestrado em Educação pela PUC de Goiás, especialista em Leitura e Produção de Texto pela UFG e graduada em Letras (UCG).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here