História inspiradora

0
582

Recém lançado nos cinemas, a cinebiografia A Teoria de Tudo conta a história de vida do físico Stephen Hawking, desde os tempos de estudante na Universidade de Cambridge, no Reino Unido – onde conheceu sua esposa-, até o desenvolvimento de suas teorias científicas. A narrativa é baseada em um livro de memórias, que foi escrito pela mulher do biografado, Jane Wilde.

Foi ainda na universidade que o cientista  começou a ter os primeiros sintomas da esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença motora degenerativa, que mais tarde lhe tirou os movimentos e comprometeu a fala. Os primeiros sintomas da patologia apareceram logo cedo, quando Hawking tinha apenas 21 anos e trabalhava em uma teoria inovadora sobre a origem do universo. Na época, os médicos lhe deram pouco tempo de vida, o que não se confirmou. Hoje, aos 72 anos de idade, o físico teórico e cosmólogo britânico é um dos mais consagrados cientistas da atualidade.
Hawking, que no filme é interpretado por Eddie Redmayne, chorou ao final da sessão durante a pré-estreia da película. Em entrevista, chegou a dizer que o filme é “extremamente realista”. Depois disso, autorizou a utilização de sua voz em alguns trechos na edição final do filme. O elenco da produção ainda conta com Felicity Jones como Jane Wide, David Thewlis, Emily Watson e Charlie Cox.

Obra
No ano de 1988, o cientista alcançou um grande momento de sua carreira com a publicação do livro Uma Breve História do Tempo, que fala sobre a origem do Universo. Apesar do tema complexo, Hawking tentou escrever em linguagem simples, para que os leigos também pudessem compreender suas postulações. A fórmula deu certo, e o trabalho logo se tornou um sucesso, com 10 milhões de cópias vendidas e traduzido em mais de 30 idiomas.


Fique atento!

O quê? A Teoria de Tudo
Onde? Cinemas Cinemark
Quando? Em cartaz

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here