Equipados para aprender

0
752

“Tudo que investimos em educação, estamos investindo em um futuro me­lhor, no qual as crianças tenham a oportunidades que os pais e avós não tiveram. Estamos distribuindo para 85 mil estudantes do ensino fundamental. Além disso, já distribuímos o uniforme completo, da roupinha até o tênis. E nós continuaremos a fazer isso. Começamos na nossa administração e vamos até o fim dela, apesar de todas as dificuldades, entregando o material para cada menino, para cada menina” afirmou o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, no último dia 11, durante a cerimônia de entrega dos kits escolares, no Paço Municipal, localizado no Park Lozandes.
Participaram do evento, 500 educandos de dez escolas muni­ci­pais, no ato simbolizando os alunos das 171 escolas da Ca­pi­tal. Desses, vinte receberam das mãos do Prefeito e da Secretária de Educação, Neyde Aparecida, os materiais. Elias Pimentel Moreira, 9 anos, aluno da Escola Municipal Professora Amélia Fernandes, foi uma dessas crianças. Para ele os materiais vão ajudá-lo a melhorar nos estudos. “Vai ser mais legal estudar”, comemora.
O Prefeito destacou que o investimento de mais de R$ 1,8 milhão, feito em parceria com o governo federal, traz benefícios que vão além dos muros da escola. “Ao contribuir com o material, as famílias de menor poder aquisitivo têm um ajuda importante. É uma parte do dinheiro mensal que o pai e a mãe deixa de gastar com lápis, caderno e outros itens porque o município distribui gratuitamente”, explicou.
O construtor José Marcos, pai do aluno Guilherme, sentiu-se diretamente afetado com a iniciativa. “Essa entrega veio boa hora, já que início de ano é sempre época que o orçamento está bem apertado e os gastos com a educação das crianças não podem ser deixados de lado”, comemorou o construtor.
A folga nas finanças também alegrou a auxiliar administrativa Janaína Batista de Araújo, mãe do pequeno Dani, que, ao longo dos anos, tem festejado cada conquista na área da Educação, na busca da

justiça social. “Primeiro foram os uniformes, depois os tênis e, agora, o material. Penso que todas estas ações auxiliam, nós, pais a incentivarmos os estudos dos nossos filhos”, opina.

Qualidade
Para atender cada modalidade de ensino e suas necessi­da­des, foram adquiridos mais de 1,7 milhão de artigos de uso escolar, organizados em 3 kits diferentes, que respeitam a faixa etária dos alunos. Os itens são personalizados com layout apropriado.
“Queremos dar cada vez mais condições para que nossos educandos tenham uma educação integral, por isso os materiais vão ser úteis para o desenvolvimento de habilidades em todas as áreas do conhecimento, respeitando a faixa etária. Essa é mais uma importante parceria da Secretaria com o governo federal, bem como aquela firmada para a construção de instituições”, ressaltou a Secretária Neyde Aparecida,
A professora de Ciências e Geografia da Escola Municipal Orlando de Moraes, Ana Flávia de Souza Silva, aprovou os artigos que irão auxiliar no processo de ensino e aprendizado da instituição. “Acredito que essa iniciativa incentiva o engajamento escolar, já que nem todos os pais têm como comprar”, esclarece a professora.
Os artigos escolares adquiridos somam mais de 1,7 milhão de itens, divididos em três modelos de kits que contemplam as necessidades educacionais de cada faixa etária, incluindo desde massa de modelar, canetinhas hidrográficas a esquadros. O preço médio de cada kit adquirido varia entre R$ 20 e 22 reais. (Juliana Barcelos)


Entrega

Além das escolas que estiveram presentes na solenidade de entrega dos kits escolares, todas as 171 escolas municipais da rede pública municipal de Goiânia receberão o material para ser entregue aos alunos. A previsão da Secretaria Municipal de Educação é que a distribuição seja concluída em 20 dias. Ao todo, serão entregues 12 mil kits para educação infantil – pré-escola, 35 mil kits para os anos iniciais do ensino fundamental e, para os anos finais, serão 38 mil kits.
Kit 1 – Caderno de desenho, caderno brochurão, quatro (04) lápis grafite, dois (02) lápis de cor (caixa com 12 cores), giz de cera (caixa com 12 cores), canetinha hidrográfica (caixa com 12 cores), duas (02) borrachas brancas, dois (02) apontadores, uma tesoura sem ponta, duas (02) colas brancas, tinta guache (caixa com seis cores) e duas (02) caixas de massas para modelar.
Kit 2 – Quatro (04) cadernos brochurão, um caderno de desenho, quatro (04) lápis grafite, lápis de cor (caixa com 12 cores), giz de cera (caixa com 12 cores), canetinha hidrográfica (caixa com 12 cores), duas (02) borrachas brancas, dois (02) apontadores, uma tesoura sem ponta, duas (02) colas brancas, uma régua.
Kit 3 – Dois (02) cadernos universitários, um caderno de desenho, lápis de cor (caixa com 12 cores), duas (02) borrachas brancas, dois (02) apontadores, quatro (04) lápis grafite, quatro (04) canetas esferográficas (2 azuis e 2 vermelhas), tesoura, régua, transferidor 180º, esquadro 45º e esquadro 60º

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here