Olavo Noleto voltará ao governo federal em março

0
622

O chefe de gabinete do prefeito Paulo Garcia (PT) e suplente de deputado federal, Olavo Noleto (PT), voltará a atuar em Brasília neste ano. O petista será convidado pela presidente Dilma Rousseff (PT) para assumir cargo – ainda não definido, possivelmente uma diretoria – na Caixa Econômica Federal no próximo mês de março, quando Dilma anunciará o restante dos cargos de primeiro, segundo e terceiro escalões ainda não preenchidos do governo federal. Noleto ocupou o cargo de subchefe de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República até o ano passado. Muito ligado à presidente, Olavo deixou seu cargo para concorrer à Câmara dos Deputados nas eleições de 2014. Teve um desempenho aquém do esperado, obtendo em torno de 36 mil votos. Não foi eleito, ficando na segunda suplência. Com isso, foi convidado pelo prefeito Paulo Garcia para ser seu chefe de gabinete depois da debandada de Iram Saraiva Júnior (PT), que deixou o cargo hoje ocupado por Noleto para apoiar a candidatura de Marconi Perillo (PSDB) à reeleição.


“Não preciso da Ordem para ser reconhecido”.

 

Sebastião Macalé, ex-vice-presidente da OAB-GO, ao anunciar sua renúncia ao cargo.


 

Governo
O peemedebista Andrey Azeredo, ex-secretário da Casa Civil, poderá ser o próximo secretário de Governo da prefeitura de Goiânia. Ele já recebeu o convite do prefeito Paulo Garcia (PT) e, caso possível, deverá assumir o comando da pasta.

Liberação
Andrey, que é filho da ex-deputada estadual Raquel Azeredo (PMDB), foi exonerado do comando da Casa Civil há duas semanas, pois passou em concurso para o Sebrae. Ele, porém, depende de liberação do órgão, para voltar à prefeitura.


Permanece
A nova Agência de Turismo e Lazer, que incorporará os parques Mutirama e Zoológico, será comandada pelo ex-secretário de Esportes e Lazer, Sebastião Peixoto (PMDB), pai do deputado estadual Bruno Peixoto (PMDB) e do vereador Wellington Peixoto (Pros)

Intensificar
O racha no grupo OAB Forte, que comanda há mais de 15 anos a Ordem dos Advogados do Brasil em Goiás, abriu o caminho para que os concorrentes da Renovação Com Atitude, comandados pelo advogado Leon Deniz, voltassem a trabalhar com intensidade para as eleições de novembro.

Entenda
Sebastião Macalé, que perdeu as eleições na entidade para mandato tampão até nova eleição em novembro, denunciou que o grupo da OAB Forte deixou uma dívida de R$ 13 milhões na entidade. Depois disso, ele renunciou a seu cargo na OAB, estourando a crise.

Em tempo
O grupo OAB Forte, que já comandou a entidade com Felicíssimo Sena, Miguel Cançado, Henrique Tiburcio e agora com Enil Henrique, tem ligação com o governador Marconi Perillo, enquanto que o grupo Renovação Com Atitude, de Leon Deniz, é ligado ao ex-governador Iris Rezende (PMDB).
Agradou
O presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Anselmo Pereira (PSDB), disse ter ficado satisfeito com a reforma administrativa apresentada na última semana pelo prefeito Paulo Garcia. “É muito próxima daquilo que sugerimos”, disse.

Conjunto
O novo presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Assembleia, deputado Francisco Júnior (PSD), irá convidar os secretários da Fazenda, Ana Carla Abrão, e da Segplan, Thiago Peixoto, para conhecer mais das medidas de redução de gastos e os dados da situação financeira do Estado e saber como o executivo está agindo para alcançar compromissos com a população.

Comissões
No dia 19 a mesa diretora da Assembleia Legislativa irá definir os membros de suas comissões. Conforme adiantado há duas semanas por esta Linha Direta, a Comissão de Constituição e Justiça será comandada pelo deputado Talles Barreto (PTB).

Outras definições
Outras comissões, como a de Segurança e da Criança e do Adolescente, ficarão a cargo de Adriana Accorsi (PT) e Carlos Antônio (SDD), respectivamente.


Rápidas

 

 

É de Belo Horizonte o mais novo auxiliar do governo estadual. Seu nome é Édson Nascimento e ele vem para assumir a superintendência da secretaria da Fazenda, a convite da secretária Ana Carla Abrão. Com isso, Édson deixou a prefeitura de BH, onde estava lotado.

A última quinta-feira, 12, marcou dez anos do assassinato na missionária Dorothy Stang, no Pará. Mandantes do crime, de acordo com acusação da Promotoria Pública de Altamira (PA), os fazendeiros Vitalmiro Bastos de Moura e Regivaldo Pereira Galvão estão soltos.

Paulo de Tarso continua com bens bloqueados, por decisão da desembargadora Amélia Martins de Araújo. Ele responde por improbidade administrativa por fraude em licitações na Comurg, quando presidia a companhia.
Fontes externas da prefeitura sugeriram que o atual secretário de Governo de Goiânia, Osmar Magalhães (PT), poderia assumir a Secretaria de Educação da capital. Porém, fontes internas da prefeitura sugerem que ele poderia se aposentar da vida pública. Aguardemos.

Caso Osmar Magalhães, um dos petistas e sindicalistas mais conceituados do Estado de Goiás assumisse a Educação, a atual secretária da pasta, Neyde Aparecida (PT), poderia assumir a presidência da Comurg, da qual já foi presidente.

Quem tem se encontrado com o deputado federal Jovair Arantes (PTB), líder da bancada goiana no Congresso Federal, conta a mesma coisa: o petebista não é mais o mesmo de anos atrás e está com um pé e meio na oposição ao governo estadual.


Mudanças
Comenta-se nos corredores do Palácio das Esme­raldas que um dos nomes indicados ao primeiro escalão do governo estadual poderia sair ainda neste ano. O nome seria o de Leonardo Vi­le­la, titular da Saúde, que pode ir para o TCE.

Volta
Com isso, quem poderia voltar a assumir a secretaria da Saúde seria justamente o ex-secretário Antônio Faleiros, que demonstrou insatisfação com o governador nas últimas semanas, pelo esquecimento de seu nome na atual gestão.

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here