Projeto itinerante leva cultura de paz a escolas do Estado

0
561

Há mais de dez anos promovendo uma corrente do bem nos colégios estaduais da capital goiana, o Projeto Cidadania e Paz nas Escolas começa o ano expandindo fronteiras. Antes local, a ação agora está com equipe itinerante, que tem como objetivo levar mais conhecimento a unidades educacionais no interior do Estado.
Desenvolvida pela Gerência de Programas Transversais (GEPT), a iniciativa oferece uma série de palestras, oficinas e atividades envolvendo alunos, professores e comunidade em geral. O marco inicial do projeto itinerante ocorreu no Colégio Estadual José Silva Oliveira, em Goianira (GO), nos dias 9 e 10 de fevereiro. Na quarta-feira (11), a equipe se deslocou para o Colégio Estadual Princesa Daiana, no município de Águas Lindas de Goiás.
Os alunos participam de debates e palestras durante todo o dia. Temas específicos como ética, cidadania e importância do conhecimento são abordados. Apesar da ação itinerante ser recente, a responsável pelo programa, Luisa Helena Silva de Miranda, já conta com motivos para comemorar. “A receptividade é muito boa e a procura também”, disse ao observar que as escolas dão sequência ao trabalho por meio da difusão interdisciplinar.
A primeira edição externa do Cidadania e Paz nas Escolas contou com professores e especialistas que trataram de assuntos específicos e relevantes ao ambiente escolar, como a propagação da paz, prevenção do uso de drogas lícitas e ilícitas, enfrentamento do bullying e preservação do patrimônio público. Também foi promovida uma palestra específica sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Os projetos iniciados pelas escolas a partir da visita da equipe contam com acompanhamento periódico. A expectativa de Luisa Helena é que todas as Subsecretarias do Estado sejam visitadas até o fim do ano. A demanda é atendida conforme solicitação. Para receber o Projeto Cidadania e Paz nas Escolas itinerante, subsecretários devem entrar em contato com a Gerência de Programas Transversais, por meio dos números (62) 3201-1517 ou 3201-3249.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here