Protético Dentário

0
1393

E3 02

A profissão lida com a reposição de tecidos bucais e dentes perdidos, visando restaurar e manter a forma, função, aparência e saúde bucal. O termo “prótese dentária” também é utilizado para se referir ao artefato que se propõe a substituir a função original dos dentes perdidos ou ausentes. Dentro desse contexto, o protético atua na confecção desse material e reabilitação bucal, em todas as suas funções: estética, fonética e mastigação, trabalhando com a reposição de dentes, confecção de próteses fixas ou removíveis.

O técnico em prótese dentária é como um parceiro do dentista, presta serviços ao  profissional no que diz respeito a produção de todo o material laboratorial necessário para o atendimento, mas jamais atendendo pacientes, pois a especialização em atendimento é do odontólolo. O dentista realiza o procedimento clínico e o técnico faz os moldes, a obtenção dos modelos dentários e a confecção dos dentes artificiais.
Todo o contato com o paciente e os procedimentos são realizados pelo odontólogo, já o técnico faz toda a fase laboratorial. “A vantagem do curso é que dá para montar seu próprio negócio, trabalhar com outros protéticos e atender os dentistas”, explica o professor do curso técnico em prótese dentária, Paulo Humberto.
Segundo dados da associação nacional da categoria, esse setor é um dos que mais crescem dentro da odontologia no Brasil, que conta atualmente com 20 mil profissionais atuando. A produção de próteses dentárias, que é responsabilidade da categoria, movimenta mais de US$ 80 milhões no mundo.

Mercado de trabalho
O primeiro passo para quem quer se formar como técnico em prótese dentária é fazer um curso específico. O tempo de duração varia de um ano e meio ou dois anos, dependendo da região. Ao concluir o Curso Técnico em Prótese Dentária, o profissional estará apto para atuar em clínicas odontológicas, laboratórios, na rede pública de saúde, em empresas que fabricam e comercializam aparelhos e materiais usados na odontologia, entre outros locais.
De acordo com o professor Paulo Humberto, o salário de um profissional da área é variável, mas bastante incentivador. “Hoje o profissional de prótese dentária faz o seu salário. E como pode atender vários dentistas e fabricar muitas peças ao longo do mês, este valor de ganho pode ultrapassar inclusive o salário de um dentista”, analisa.
A profissão sofreu mudanças de uns sete anos para cá. O que antes era feito tudo manualmente, agora conta com uma tecnologia avançada e procedimentos mais automatizados, por meio de computadores e equipamentos específicos. Com isso, o desafio da profissão atualmente é que os cursos de profissionalização e os próprios profissionais acompanhem esse processo de avanços tecnológicos.


Satisfação

A aluna Jeovana Rezende está prestes a concluir o curso técnico em Prótese Dentária e ansiosa para começar a atuar na profissão. “Eu sempre gostei dessa área e trabalhei muitos anos como auxiliar odontológica. Com essa oportunidade, quero botar em prática um sonho que sempre tive”, confessa a aluna que diz estar gostando muito do curso. “É gratificante você pegar um molde e transformar aquilo em uma peça que vai mudar a vida do paciente”, revela.
Outro fator que agrada Jeovana é a possibilidade de trabalhar para os outros ou abrir uma empresa. “Eu posso montar meu próprio negócio e trabalhar com parceiros. Com isso, posso fazer meu tempo e controlar inclusive quanto posso ganhar”, ressalta. Assim como Jeovana, outros alunos também sonham em trabalhar logo na área.
Na escola de prótese dentária Monte Sião, em Goiânia, muitos devem concluir o curso no final do ano e, segundo o professor Paulo Humberto, o mercado de trabalho deverá absorvê-los. “Temos uma demanda muito grande de dentistas para poucos protéticos. Para se ter uma ideia, hoje existem cerca de 5mil dentistas para 800 protéticos. E isso demonstra uma carência muito grande na área. O que deixa o mercado promissor”, finaliza.


Onde cursar:

Escola de Educação Profissional Monte Sião
Rua 8, número 105, Goiânia – GO
Telefone : (62) 3093-5800

Escola Técnica em Prótese Dentária JK
Rua 1-a N. 300
Setor Aeroporto Goiânia-GO
Telefone: (62) 3091-2563
Duração do curso:
1 ano e meio
Nivel: Técnico

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here