FIES 2015

0
613

E12 01Fundamental para que muitos estudantes consigam concluir seus estudos, o Fundo de Finan­ciamento Estudantil (Fies) traz algumas mudanças para concessão do benefício em 2015. De acordo com portaria do Mi­nistério da Educação (Mec), que disciplina o uso simultâneo de recursos do Fies e do Programa Universidade para Todos (Pro­Uni), o estudante só poderá usar os dois programas quando tiver bolsa parcial do ProUni e o complemento do Fies for para o mesmo curso e na mesma instituição de ensino superior.
Outra mudança no Fies que começará a valer a partir do mês de abril, é a exigência de que o aluno que concluiu o ensino médio após o ano de 2010 só poderá contratar o Fies caso tenha feito o Enem e obtido pelo menos 450 pontos e não ter zerado a redação. Anteriormente essa obrigação de nota mínima não era exigada, bastava ter feito o Enem.
As inscrições para o programa abriram na última segunda-feira,23, e permanecem abertas até o dia 30 de abril. Depois das inscrições realizadas é preciso ficar atento aos prazos, pois o estudante deverá comparecer a um agente financeiro do Fies em até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil à data da validação da inscrição. O aluno que faz uso do Fies para financiar seu curso superior só começará a pagar o financiamento depois que terminar o curso.
Inscritos
As entidades ligadas às mantenedoras, Federação Nacional de Escolas Particulares (Fenep) e a Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes), estimam para este semestre entre 475 mil e 500 mil novos interessados no Fies. Os pedidos ao programa de financiamento podem ser feitos em qualquer época do ano.
Segundo dados do MEC, o governo gastou no ano passado R$ 9 bilhões com o programa. O número de novos contratos cresceu quase dez vezes em cinco anos: em 2010, foram fechados 76,2 mil contratos. Em 2014, esse número subiu para 731,3 mil. As inscrições e novas regras podem ser conferidas no site: www.fies2015.com.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here