Imunização contra o HPV

0
868

E1 01Com alteração na faixa etária do público alvo, teve início na última semana mais uma etapa de imunização contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). Doença sexualmente transmissível, é uma das principais patologias causadoras do câncer de colo uterino.

Em Goias, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), a meta é atingir até o final do ano 155 mil mulheres, 80% da população alvo. O diferencial esse ano é que a oferta da vacina será ampliada para a faixa etária de 9 a 13 anos de idade, já que no ano passado a campanha foi direcionada para meninas de 11 a 13 anos.
Além da imunização pela faixa etária, segundo a SES, as vacinas também serão disponibilizadas para meninas e mulheres de 14 a 26 anos, que sejam portadoras do vírus HIV.
Na capital, a vacinação pode ser feita nos seguintes locais: Unidades Básicas de Saúde, Centros de Referência para Imuno­biológicos Espe­ciais, Hospital Materno Infantil, Hospital de Doenças Tropicais e Hospital das Clínicas, além de escolas da rede pública e privada, caso manifestem interesse em aderir a campanha.

Dados preocupantes
No Brasil, de acordo com números do Ministério da Saúde (MS), anualmente são registrados cerca de 137 mil novos casos de HPV, tido como responsável por 90% dos casos de câncer de colo uterino
 Para combater o problema, a vacina é a principal forma de prevenção. No entanto, de acordo com especialistas, a imunização não substitui a realização regular do exame de Papanicolaou (preventivo).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here