O legado alemão

0
555

708 - E5 - Pilates  - DivulgaçãoO alemão Joseph Hubertus Pilates viveu em sua terra natal em uma época difícil, cercado pelas tragédias da Primeira Guerra Mundial. Como se não bastasse a convivência com os horrores do conflito, a má saúde também era um problema, já que Pilates sofria de fortes crises de asma e de raquitismo. Talvez isso tenha sido preponderante para ele ter criado um dos conjuntos de exercícios físicos mais difundidos em todo o mundo, conhecido como método Pilates.

Na busca por um melhor condicionamento físico e, consequentemente, melhor qualidade de vida, ainda jovem Pilates foi praticante de diversas modalidades físicas: como artes marciais, ginástica e yoga. Aliado à capacitação física, Joseph também se dedicou aos estudos da Medicina ocidental e oriental e também da anatomia e fisiologia, pois acreditava que uma mente forte era um pré-requisito fundamental para a obtenção do controle do corpo.

Em um período de intensa dedicação às pesquisas, que serviram para nortear sua grande criação, Pilates, que nasceu em 1883, residia na Inglaterra. País esse que integrava uma aliança contrária a Alemanha durante a Primeira Guerra e, por esse motivo, muitos alemães residentes fora de sua terra natal começaram a ser considerados como “inimigos estrangeiros”.

Vítima da situação imposta pelo conflito, ele foi preso e enviado para um campo destinado aos estrangeiros, para prestar serviços na área de enfermagem durante a guerra. Foi em meio a feridos e mutilados do conflito, que Pilates teve a ideia de criar um novo método de exercício físico para auxiliar na recuperação das pessoas que estavam sob cuidados médicos. Assim, aos poucos, descobriu que a utilização das molas de algumas camas eram um bom acessório para determinados exercícios físicos.

Academia em Nova Iorque

A partir de seu esforço, novas práticas e equipamentos improvisados foram sendo construídos e utilizados, principalmente para os enfermos que permaneciam deitados, pudessem se exercitar. Aos poucos suas técnicas foram aumentando em quantidade e passaram a ser aplicadas para os demais soldados da tropa, sobretudo para dar condicionamento físico.

Em meio as limitações impostas pela conflito, o alemão conseguiu ajudar muitas pessoas por meio de sua técnica que, aos poucos, ganhava mais forma. E um passo importante para a consolidação aconteceu com o fim dos conflitos e sua decisão de ir morar nos Estados Unidos.

Em meados de 1926, época na qual conheceu Clara, uma enfermeira que mais tarde veio a se tornar sua esposa, ambos fundaram a primeira academia de Pilates na cidade de Nova Iorque, onde começaram a realizar trabalhos de condicionamento físico e reabilitação de lesões em bailarinos. Assim, aos poucos o método foi ficando cada vez mais conhecido e, além dos dançarinos, outras pessoas começaram a frequentar a academia para conhecer a novidade. Não demorou muito e a técnica se tornou conhecida mundialmente.

Correlata

Funcionamento

Em linhas gerais, Pilates é um método de alongamento e de exercícios cuja execução é baseada no próprio peso do corpo. É composta por exercícios físicos com base no respeito a anatomia humana, com foco em uma reeducação do movimento. Entre suas características principais estão o aumento da flexibilidade e da força nos músculos, melhora da postura, respiração, sistema circulatório e concentração.

Para tratar dessas questões, Pilates desenvolveu cerca de 500 exercícios. Alguns continuam e outros foram incorporados com o passar do tempo. No entanto, o conceito baseado na crença expressa em sua frase “hábitos incorretos são responsáveis pela maioria de nossas doenças, se não por todas elas”, continua. Joseph H. Pilates veio a falecer em 1967.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here