Preparativos o ENADE 2015

0
530

708 - E3 - Divulgação ENADEFoi divulgada no último dia 9, a lista dos bacharelados e cursos superiores de tecnologia que serão avaliados este ano no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2015, que está previsto para ser realizado no dia 22 de novembro. Esse ano o exame deve contar com a participação de estudantes de 26 cursos de graduação e será realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com questões do Banco Nacional de Itens da Educação Superior (BNI).

Os cursos que serão avaliados em 2015 são os Bacharelados em: administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social – jornalismo, comunicação social – publicidade e propaganda, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, teologia, turismo. E os Tecnólogos em: comércio exterior, design de interiores, design de moda, design gráfico, gastronomia, gestão comercial, gestão de qualidade, gestão de recursos humanos, gestão financeira, gestão pública, logística, marketing, processos gerenciais.

De acordo com informações do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as instituições são responsáveis por inscrever os estudantes. Alunos que ingressaram em 2015 também devem ser inscritos. Já os estudantes que colarem grau até 31 de agosto de 2015 e que estejam oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil ficam dispensados de fazerem a prova.

Participação

Também farão o Enade estudantes de cursos superiores de tecnologia com expectativa de conclusão até dezembro desse ano e os de cursos superiores de tecnologia que tiverem cumprido mais de 75% da carga horária mínima do currículo até o fim do período de inscrição. Os participantes do Enade devem preencher o questionário do estudante. O documento obrigatório estará disponível no período de 21 de outubro a 22 de novembro no portal do Inep. O objetivo é subsidiar a construção do perfil socioeconômico dos participantes e obter uma apreciação quanto ao seu processo formativo.

FIES

Inscrições vão até abril

Estudantes que desejam aderir ao Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) têm até o dia 30 de abril para se inscrever no programa. Para fazer a inscrição, o primeiro passo é acessar o SisFies e informar os dados solicitados. É necessário informar o número do CPF, a data de nascimento, um e-mail ativo e cadastrar uma senha que será utilizada sempre que o estudante precisar acessar o sistema. Depois de preencher os dados o estudante receberá em seu e-mail uma mensagem para finalizar a validação do seu cadastro. A partir daí, o estudante acessará o SisFIES e fará sua inscrição informando seus dados pessoais, do seu curso e instituição e as informações sobre o financiamento solicitado.

Após concluir a inscrição no portal, o estudante deverá validar suas informações junto a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), localizada na instituição de ensino em que estuda. O estudantes têm até dez dias para realizar esse procedimento, contados a partir do dia posterior ao da conclusão da inscrição. Posteriormente, o estudante deverá comparecer a um agente financeiro do Fies (Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal) para que seja possível formalizar a contratação do financiamento. Este procedimetno deve ser feito em até 10 dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA.

Desde o início do período de inscrições, muitos estudantes reclamam da dificuldade em fazer o cadastro, e muitos disseram não conseguir acessar o sustema SisFies. De acordo com o Mec, o problema tem ocorrido em função da grande demanda de acessos simultâneos ao site.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here