Encontro de Agente Jovem reúne, em Goiânia, mais de 120 estudantes de todo o estado

0
656

E4 01A Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte (Seduce), por meio da Superin­ten­dência de Ensino Médio, realizou na terça-feira, 17/3, o primeiro encontro formativo dos estudantes que atuam como Agentes Jovens no Programa Jovem de Futuro (JJF), desenvolvido pela Seduce em parceria com o Instituto Unibanco.

O I Encontro Estadual de Formação Agente Jovem foi realizado no Hotel Biss In, no Setor Universitário. A programação teve início às 9h30 e prosseguiu até às 16 horas. A capacitação foi ofertada a 129 alunos e 40 supervisores, que representam as 40 Subsecretarias Regionais de Ensino (SRE).
A abertura do encontro contou com as presenças dos superintendentes da Seduce, Wisley João Pereira, Tales Lima Mazzoccante, Guilherme Maranhão, Ralph Ran­gel e Maurício Roriz, além de Paulo Corniani, responsável pela Agenda da Juventude do Insti­tu­to Uni­ban­co; e da secretária Raquel Teixeira.
Antes das palestras formativas, o público foi surpreendido com uma rápida apresentação do grupo Sonhus Teatro Ritual. Os atores Lorrana Flores, Pablo Angelino e Jô de Oliveira encenaram o espetáculo “Tudo Pode Mudar”, diri­gido pelo diretor Fernando Rocha.
Em sua fala, Wisley Pereira destacou a importância da parceria com o Instituto, iniciada em 2012 com a implantação do Programa Jovem de Futuro (PJF) nas escolas da rede estadual dentro das ações do programa Ensino Médio Inovador. Atualmente, segundo ele, 576 das 1.070 escolas estaduais já estão integradas ao PJF.

Evasão escolar
O superintendente afirmou que o Jovem de Futuro tem contribuído de forma substancial para o combate à evasão escolar em Goiás ao despertar o interesse dos alunos não só pelos estudos, mas também pela gestão das escolas, tornando-a mais democrática. Sobre o envolvimento dos jovens com o cotidiano da escola, Wisley ressaltou que o modelo das escolas padrão século XXI foi especialmente pensado com o propósito de estimular a participação dos alunos, uma vez que reservou espaço físico para os grêmios estudantis.
Raquel Teixeira lembrou que o projeto arquitetônico das escolas padrão foi discutido e elaborado em sua primeira gestão. “Naquela época eu já considerava fundamental termos, dentro de nossas instituições de ensino, além dos laboratórios de ciências e de informática, um espaço físico que propiciasse o encontro e a interação dos jovens. Não há como mudar nada na qualidade da educação sem a participação intensa e efetiva dos alunos”, frisou.
Dentro da proposta de mudança curricular do Ensino Médio, a secretária defendeu a flexibilização do currículo, para que o estudante não seja obrigado a estudar 16 disciplinas,  podendo optar pelas que mais tem afinidade. “Mesmo com todas as suas mazelas e fragilidades, o Ensino Médio completo ainda é a única blindagem real contra a pobreza. Tenho total confiança de que o conhecimento é a única ferramenta capaz de mudar a vida das pessoas”.
A secretária frisou ainda que no século do conhecimento, a escola é o lugar onde o jovem pode ser preparado para fazer a diferença na sociedade e no mercado de trabalho.


Facebook jovem

 

Um dos pontos altos da programação do I Encontro Estadual de Formação Agente Jovem foi o lançamento da página “Solte o Verbo – Agente Jovem Go” no Facebook. O perfil foi criado para promover a interação e estimular a troca de ideias entre os estudantes da rede estadual que participam do Programa Jovem de Futuro (PJF).
Paulo Corniani, que responde pela Agenda da Juventude no Instituto Unibanco, conta que a iniciativa tem o intuito de ser um canal de comunicação aberto entre os agentes jovens e os coordenadores do programa. “Quando eles saírem desse encontro de formação e voltarem para as suas escolas poderão estar conectados o tempo todo com o programa”.
Segundo ele, além do perfil “Solte o Verbo – Agente Jovem Go”, outras ferramentas de comunicação do projeto são as páginas do Instituto Unibanco, Jovem de Futuro e da Secretaria da Educação, Cultura e Esporte do Estado de Goiás no Facebook.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here