8° Fórum Undime

0
542

Capa 03Na última quinta e sexta-feira foi realizado, no centro de Goiânia, o 8º Fórum Estadual da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de Goiás (Undime-GO). Com o tema “Gestão da Educação Pública Municipal – desafios e possibilidades”, o evento contou com a participação de representantes das escolas municipais de diversas cidades do estado, como Luziânia, Lagoa Santa, Catalão, Santa Fé, entre outras.

O evento teve como objetivo, além de articular e integrar os dirigentes municipais de educação, apresentar métodos e modelos para fortalecer a gestão da educação nos municípios, como a apresentação de sistemas online que facilitam o controle dos planos, projetos e estratégias nas escolas. Entre esses sistemas, estão a ferramenta administrativa CONVIVA, o programa Gestão para a Aprendizagem e o site Khan Academy, que auxilia o estudante com dificuldades em aprendizado utilizando vídeos e atividades interativas.
Durante o Fórum os participantes também puderam conferir o estande do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), onde estavam presentes servidores do FNDE prestando esclarecimentos, identificando e encaminhando soluções para dificuldades encontradas no Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e em obras como construção coberturas e quadras poliesportivas.
Além disso, os participantes que já possuem programas do FNDE em seus municípios puderam ainda entregar documentos e solicitar a liberação de senhas, dois dos problemas mais comuns apresentados pelos gestores das escolas. “Minha escola possuía um valor do PDDE preso por meses por um simples problema com a senha do programa. Mas por sorte a Undime conseguiu trazer o FNDE até a gente, diminuindo a imensa burocracia, e finalmente tive acesso ao dinheiro”, comemora o professor Reinaldo Antônio de Souza, da cidade de Campestre de Goás.

Participação
Estiveram presentes também no Fórum o presidente do FNDE, Antônio Idilvan de Lima, que ministrou uma palestra onde apresentou o apoio do Fundo às escolas municipais, e a presidente da Undime Nacional, professora Cleuza Rodrigues Repulho, ministrando a palestra “O papel da Undime na implementação das políticas públicas educacionais e no fortalecimento da gestão da educação nos municípios”.
Em seu discurso, Cleuza frisou os desafios urgentes que as escolas passam no âmbito nacional e municipal, como a criação de Sistemas Municipais de Ensino em todos os municípios e a urgência em destinar 10% do PIB para a educação. “Devemos exigir o que precisamos e não o que nos é oferecido, pois o que nos é apresentado não é o suficiente”, alerta a presidente da Undime. Além da representante, o evento contou com a participação da secretária municipal de Educação, Neyde Aparecida.
Ao final do evento foi realizado o processo de eleição para a nova diretoria executiva da Undime-GO, onde foi feita a prestação de contas da gestão anterior, a escolha e aprovação da comissão eleitoral, o registro das chapas, a eleição de fato e finalmente a posse da nova diretoria.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here