Passos para a igualdade

0
579

E8-9 06Companheiro de atletas ou item incorporado ao estilo de milhões de pessoas em todo o mundo, leve e confortável, o tênis transpõe gerações. Ideal para caminhar, correr, brincar e praticar esportes, o calçado compõe o uniforme escolar distribuído gratuitamente pela Prefeitura de Goiânia a todos os alunos da rede municipal de Educação.
Até o final deste mês, serão entregues cerca de 130 mil pares de tênis que chegam diretamente à 171 escolas municipais, 134 centros municipais de Educação Infantil (Cmei) e 53 unidades conveniadas. Com numeração entre 19 e 46, os tênis contemplam desde as crianças da Educação Infantil aos alunos do Ensino Fundamental.
O investimento na ordem de R$ 8 milhões possibilitou a aquisição para contemplar todos os alunos em duas etapas de entregas – a primeira ocorreu no ano passado – e manter uma reserva de cerca de 40 mil pares para reposição e entrada de novos matriculados no decorrer do ano letivo. Para o Prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, a iniciativa dá continuidade no compromisso de manter serviços públicos com qualidade. “Os tênis, aliados aos outros materiais entregues nas escolas e Cmei, representam nossa preocupação em propiciar segurança e bem-estar aos alunos”, destaca.
Para a secretária municipal de Educação, Neyde Aparecida, os tênis representam o compromisso que a Prefeitura de Goiânia tem com o cotidiano educacional. “O item é mais uma conquista no atendimento de qualidade que já é oferecido em nossas instituições. Os tênis completam os uniformes e são mais um benefício às famílias”, destaca.
Há 20 anos como profissional da Educação na Prefeitura de Goiânia, a diretora de administração educacional da Secretaria Municipal de Educação (SME), Clarislene Domingos, acredita que a entrega dos calçados é um salto de qualidade. “Apesar do avanço na equidade social, muitas famílias têm dificuldade de priorizar a aquisição de alguns itens, pois não são vistos com prioridade. Por isso, a realidade é que muitas crianças frequentam as aulas usando calçados não muito adequados”, pontua.
Para a diretora, o diferencial da iniciativa de disponibilizar os tênis é o ganho com a satisfação dacriança. “Um dos momentos mais esperados pela criança é a prática de atividade física, por envolver elementos lúdicos e uma série de aspectos que promovem bem-estar. Calçados adequadamente, os alunos terão oportunidade de usufruir plenamente deste tempo e com mais segurança”, avalia.
Reconhecimento
O diretor pedagógico da SME, Marcos Pedro da Silva, tem a mesma percepção e ressalta a relevância do momento com a comunidade. “É notório o reconhecimento das famílias em relação à valorização de seus filhos por meio de mais um benefício recebido. A alegria estampada no rosto de cada pai e cada mãe demonstra o quanto esta ação vem sendo bem recebida pela comunidade escolar”, afirma.
A Prefeitura de Goiânia disponibiliza, a cada dois anos, também as vestimentas  para os alunos, que incluem camisetas, bermudas ou shorts-saia, jaqueta e calça. A licitação das peças de vestuário está na fase final.


Comunidade Presente

 

A entrega do material aos educandos é realizada na presença dos pais. Somente na última quinzena cerca de 40 unidades educacionais realizaram a distribuição com a  participação das famílias.
Na Escola Municipal Abrão Rassi, na Vila Canaã, a comunidade foi convidada para receber o material que vai beneficiar cerca de 600 alunos matriculados no ensino fundamental, com idade entre 6 e 14 anos.A diretora da instituição, Núbia Afonso de Carvalho, reforça a importância dos tênis, que aliado ao uniforme e kit de material escolar, conferem mais qualidade ao atendimento educacional. “É muito importante. Temos alunos que são mais carentes e muitos já precisavam repor o calçado”, informou.
No Centro Municipal de Edu­cação Infantil Jardins do Cerrado VI, que atende cerca de 180 crianças, os novos tênis já estão em uso. “Já entregamos o material e a aceitação foi excelente. As crianças estão utilizando o calçado fechado com bastante frequência”, ressalta a diretora Erika Fernanda Lima Moreira.

Novos materiais

A entrega de outros materiais também mobilizou equipes da Educação Municipal. Neste ano, têm continuidade a entrega de itens para compor mobiliário e equipar unidades educacionais em todas as regiões da cidade. Nos últimos seis meses foram entregues mais de 4.800 móveis e eletrodomésticos.
Segundo informações da Divisão de Material e Patrimônio, do Departamento Administrativo da SME, foram distribuídos: 168 armários para arquivo, 330 armários de madeira de duas portas, 33 batedeiras domésticas, 676 camas infantis, 43 cômodas de madeira, 450 estantes, seis fogões semi-industriais, seis fornos elétricos, 117 mesas de madeira com duas gavetas, 143 mesas de madeiras com três gavetas, 97 mesas escolares ajustáveis, 1008 mesas de madeira infantil escolar com quatro cadeiras, 127 mesas de madeira retangulares, 1.115 mesas de professor e 511 mesas de refeitório.
“A chegada de novos materiais é um estímulo muito bom e contribui para a organização.”, conta a diretora do Cen­tro Municipal de Edu­cação Infantil (Cmei) Bairro Goiá, Maria de Lourdes Alves Gomes. Na instituição, chegaram, entre outros itens, mesas para refeitório e estantes. “São materiais de boa qualidade”, completa.
Segundo o diretor admi­nis­tra­tivo da SME, Haroiso Fe­r­reira, a renovação de materiais nas instituições reflete o investimento da Administra­ção Municipal para melhorias na qualidade do trabalho pedagógico de modo geral. “Havia necessidade de renovação e reposição. Estamos contribuindo para a melhoria do atendimento à população”, comenta. (Roseneide Ramalho)


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here