Idoso será foco no Centro de Especialidades do Ipasgo

0
552

A 7 - governo 3 - Centro de especialidades funcionará no Setor Universitário

A partir de julho deste ano os usuários do Ipasgo contarão com um Centro de Especialidades Médicas, com serviços de endocrinologia, alergia, pneumologia, coloproctologia, infectologia, ginecologia, obstetrícia e em especial, geriatria. O atendimento aos idosos será o foco do novo espaço, que além do atendimento dos médicos, oferecerá acompanhamento com psicólogos e fisioterapeutas.

O diretor de Saúde do Ipasgo, Rogério Cândido da Silva, explica que a iniciativa busca um atendimento mais humanizado a este público. “A falta de paciência com o idoso em alguns hospitais nos fez trilhar por este caminho para dar um atendimento mais humanizado. A gente vai complementar com um trabalho de prevenção e de orientação para dar uma qualidade de vida melhor aos idosos”.

As outras especialidades foram incluídas no Centro devido ao número insuficiente de profissionais nessas áreas e à dificuldade em agendar consultas. A intenção é que o usuário não demore a ser atendido. “Com esse Centro de Especialidades, a gente tem certeza que não vai acontecer mais”.

A convicção de Rogério deve-se aos resultados positivos que o Ipasgo está tendo com experiência semelhante realizada no Pronto Atendimento Pediátrico desde julho do ano passado. Com atendimento de emergência e urgência a crianças, a pediatria deste espaço atende atualmente, a cada 24 horas, em média, 200 crianças.

“São quatro plantonistas nessas 24 horas. Não tivemos nenhum caso de óbito, resolvemos 100% dos casos até hoje e o índice de internação com atendimento lá está aquém dos níveis estatísticos da Organização Mundial da Saúde. A estatística é que quem vai para o pronto socorro, em média, 15% acaba em internação. O nosso está em 3%”, ressalta Rogério.

Economia

Os profissionais da saúde que já trabalham no Pronto Atendimento Pediátrico e aqueles que trabalharão no novo Centro de Especialidades vão atender no local exclusivamente usuários do Ipasgo. Para isso, recebem uma remuneração diferenciada. Eles ganham um valor fixo do plantão mais as consultas com acréscimos. “O fato de atender só para nós faz com que a gente pague melhor esse profissional. Vai ter um ganho um pouco melhor que os demais da rede credenciada e tenho certeza que com isso vamos estimular a vinda desses profissionais”, diz o diretor de Saúde do Ipasgo, Rogério Cândido da Silva.

Ele explica que mesmo pagando melhor os funcionários, essas medidas geram a médio prazo uma economia para o Ipasgo. “A gente sabe que quando um atendimento demora, os quadros podem se agravar e o custo do tratamento acaba sendo muito mais caro. E quando o tratamento é feito na hora que precisa, os resultados são bem melhores e o custo da saúde melhor”. Ou seja, por mais que se pague melhor os funcionários, o usuário terá um atendimento mais rápido, o que não causará demora na resolutividade da doença e possíveis internações e complicações, que geram custos. Os números da economia na pediatria ainda estão sendo analisados pelo Ipasgo, mas Rogério acredita que os custos ficam em torno de 20% menor do que anteriormente.

Localização

O Centro de Especialidades Médicas funcionará em um prédio próprio do Ipasgo, no Setor Universitário, que está sendo reformado, ampliado e adaptado para o serviço. Além da reforma geral, com a troca do piso, telhado, esquadrias, instalações elétricas e hidráulicas, instalação de rede lógica e ar condicionado, o prédio, de 950 m², também está sendo adaptado para cumprir as normas de acessibilidade. Dez consultórios foram construídos, sendo que a obra está em fase final.

O Pronto Atendimento Pediátrico está localizado na Nova Clínica, na Avenida B, nº 765, Setor Oeste, em Goiânia. O espaço conta ainda com três consultórios, sala de sutura e de reanimação, além de aparelhos de raios X e ressonância.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here