Raquel Teixeira participa da primeira reunião com diretores da Subsecretaria Metropolitana

0
525

 

SEDUCE MÔNICA SALVADORFoi com entusiasmo e novos projetos que mais de 100 diretores das escolas da Subsecretaria Metropolitana realizaram o primeiro encontro após o processo de seleção. Com presença da secretária Raquel Teixeira, a reunião entre os recém-eleitos pela comunidade escolar e o subsecretário Marcelo Ferreira ocorreu na tarde da terça-feira, 24/3, no auditório do Colégio Claretiano Coração de Maria.

Muito bem recebida pelos gestores, Raquel Teixeira fez questão de estabelecer um relacionamento mais pessoal com a categoria. “Tenho certeza que todos têm orgulho de serem professores. Agora, abraçam o novo desafio de gerir as escolas que lhes foram confiadas. Vocês têm uma tarefa nobre e difícil pela frente. Espero que tenham tranquilidade e serenidade para desempenhar suas funções. Quero aqui abrir um diálogo permanente com vocês”, disse a secretária. “Estamos no mesmo barco e nosso principal objetivo é oferecer às crianças e aos jovens o direito de aprendizagem”.

Durante a reunião, Raquel Teixeira fez questão de abrir um espaço para que os diretores pudessem fazer suas colocações. Entre os assuntos abordados, estão o Pró-Escola, o estabelecimento de planos e metas, a tecnologia e a informática nas escolas, a saúde e o bem-estar do professor, o projeto de mestrado para professores e diretores, bem como a situação dos coordenadores pedagógicos nas escolas. A secretária também acatou uma solicitação do Conselho de Diretores, que pretende promover uma reunião mensal para tratar de assuntos pontuais.

Raquel Teixeira aproveitou o momento para explicar aos diretores sobre alguns desafios que a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte enfrentará pelos próximos quatro anos. O principal deles será a criação da Base Nacional Curricular Comum. A secretária comentou ainda sobre o encontro que participou junto a outros nove secretários de educação nos Estados Unidos, em fevereiro. “A criação desse projeto representa um avanço na área da educação. Isso é direito à democracia, justiça e direitos humanos e o Brasil se deu o prazo de até 2016 para apresentar o plano”, comentou.

 Coma palavra, Marcelo Ferreira, à frente de uma extensa programação que fará parte das atividades dos diretores da Subsecretaria Metropolitana.  Para ele, um dos focos foi o estabelecimento de metas para este ano. “Nosso objetivo no Ideb é manter o 1º lugar no Ensino Médio e alcançar o topo no Ensino Fundamental. O interessante é que as metas alcançadas no último ano fomos nós que conquistamos. Então acredito que podemos não só manter, como melhorar o nível”, disse o subsecretário metropolitano.

Os diretores da rede estadual tomaram posse no último dia 3. Instituído durante a primeira passagem da secretária pela pasta, no ano de 2000, o processo democrático de escolha envolveu uma série de etapas de qualificação. Somente na Subsecretaria Metropolitana, foram escolhidos 77 novos diretores e outros 32 conquistaram a reeleição.

 Além de Raquel Teixeira e Marcelo Ferreira, participaram do primeiro encontro oficial dos diretores da rede estadual em Goiânia o superintendente de Educação, Marcos das Neves, o superintendente de Ensino Médio, Wisley Pereira, e o superintendente de Ensino Fundamental, Tales Mazzoccante.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here