Paulo Garcia participa de encontro sobre desenvolvimento sustentável

0
727

Prefeitura 2 - PAULO GARCIA PREFEITO GOIANIA - FOTO PAULO JOSE 049 4O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, participará do III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), que acontece de 7 a 9 de abril, em Brasília. O prefeito será um dos palestrantes do evento, juntamente com os prefeitos de Sorocaba – SP, Canoas – RS, Quatro Pontes – PR e Porto Alegre – RS. As cinco cidades foram vencedoras da primeira edição do prêmio Cidades Sustentáveis, no qual Goiânia foi premiada como metrópole mais sustentável.

Com o objetivo de reforçar a importância da sustentabilidade para o desenvolvimento dos municípios, o encontro, realizado pela a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), deve reunir mais de 500 prefeitos e cerca de cinco mil participantes.

No dia 8, Paulo Garcia fará uma apresentação com os indicadores das ações e das obras realizadas pela Prefeitura de Goiânia em prol do desenvolvimento sustentável. “A participação neste evento nos proporciona a troca de ideias e experiências entre os municípios com a mesma realidade que a nossa e com o mesmo objetivo, que é o trabalho por uma cidade cada dia mais sustentável, que proporcione aos moradores uma melhor qualidade de vida”, afirma o prefeito.

Os prefeitos participantes discutirão os seguintes eixos-temáticos:

· Empreendedorismo e desenvolvimento local sustentável: políticas públicas de incentivo e de financiamento

· A crise hídrica urbana: causas, situação atual e cenários futuros

· Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ONU) e o Habitat III: a nova agenda urbana e o protagonismo dos governos locais

· Mobilidade urbana: o esgotamento do atual modelo e a urgência de uma pactuação federativa

· Governança e gestão das políticas públicas metropolitanas

· Desafios da Saúde Pública: financiamento, qualidade e gestão

· Cidades e democracia: reforma política, reforma federativa e participação social

Prêmio

Goiânia foi eleita em 1º lugar na categoria metrópole do prêmio Cidades Sustentáveis 2014, ficando na frente de Belém (PA), Campinas (SP), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Guarulhos (SP), Porto Alegre (PR), Salvador (BA) e São Paulo (SP). A premiação valoriza as prefeituras que trabalham pelo desenvolvimento sustentável do município e o resultado mostra que a administração da cidade é moderna e atenta ao cumprimento de seu plano de governo.

Entre os índices avaliados, a capital goiana alcançou nas áreas de educação e de meio ambiente suas melhores avaliações. Com 32 parques e entre as cidades com melhor índice de qualidade de vida do país, Goiânia é a cidade brasileira com maior quantitativo de árvores em vias públicas ( Instituto Brasil América) e possui a melhor infraestrutura urbana do Brasil (IBGE/2012). Na educação, a prefeitura entregou, em 2014, 12 Cmeis e beneficiou mais de duas mil crianças. Atualmente, conta com oito Cmeis em construção e mais um terá a ordem de serviço assinada em breve.

Outros índices que também tiveram alta pontuação no prêmio foram: transporte acessível, que passou de 77,97% em 2012 para 83,43% em 2013; inclusão social de negros na gestão municipal, que subiu de 1,27% em 2012 para 7,24% em 2013; inclusão de pessoas com deficiência, que era de 0,46% em 2012 e chegou a 1,82% em 2013; e a coleta de resíduos sólidos para os aterros sanitários, que passou de 94,06% em 2012 para 99,39% em 2013.

O anúncio da segunda edição do Prêmio Cidades Sustentáveis será feito durante o EMDS. A premiação acontecerá em 2016, com a proposta de reconhecer políticas públicas inovadoras e bem-sucedidas nas cidades brasileiras que já demonstram resultados concretos baseados em indicadores. A premiação será dividida em categorias temáticas como Educação, Segurança, Saúde e Mobilidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here