Combate necessário

0
459

A educação é um importante instrumento de formação social, de transformação de realidades. Por esses e outros motivos, a escola pode ser uma grande aliada no combate ao racismo. Uma prática que precisa ser combatida com todas as forças, não só pelo ensino formal, é claro, mas por programas e políticas públicas inclusivas que garantam a dignidade e os direitos fundamentais da população negra.
Com o objetivo de abordar a questão do preconceito racial e o papel da escola nesse contexto, as páginas 6 e 7 desta edição tratam do assunto. Assinada pelo repórter Ary Sousa, o texto traz a opinião de importantes educadores sobre o tema. Também algumas dicas de como a história e a cultura africana podem ser abordadas em sala de aula. Mas, além da criatividade de cada professor, a escola em si precisa estar preparada e disposta para tratar da questão.
Além de outros temas, a edição traz uma entrevista com a presidente da Undime/GO, Virgínia Pereira. Entre os assuntos abordados, ela falou sobre os desafios enfrentados pela a educação municipal, como a universalização da educação infantil. Os obstáculos são muitos! E não há dúvidas de que é preciso conhecer melhor os problemas, pois só assim é possível enfrentá-los de maneira adequada. Boa leitura!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here