Conhecimento histórico

0
485

Estão abertas as inscrições para a 7ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil – 7ªÂ ONHB. Estudantes das séries finais do ensino fundamental e alunos do ensino médio têm até o dia 24 de abril para se inscreverem no evento, um dos mais importantes do país na respectiva área do conhecimento. O Procedi­mento deve ser feito por meio do site www.olimpiadadehistoria.com.br, onde também é possível con­sultar o regulamento do evento.
Com um formato bastante original, a Olimpíada é realizada por equipes compostas por 4 pessoas: 3 estudantes (do oitavo e nono anos do ensino fundamental e qualquer ano do ensino médio) e o professor de história do colégio. Inicialmente, são realizadas cinco fases online com duração de uma semana cada, onde as respostas para as questões são obtidas pelos participantes por meio do debate com os colegas de equipe e a pesquisa em livros, internet e com os professores.
Após a fase online, há uma fase final para 1200 finalistas, que vão até a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), responsável pela Olimpíada, onde realizam uma prova dissertativa, e aguardam o resultado e entrega de medalhas logo no dia seguinte. A partir  das atividades propostas, o objetivo da iniciativa é fazer com que os alunos possam estudar a história do Brasil por meio de textos, documentos, imagens e mapas, ao longo de questões de múltipla escolha e da realização de tarefas especiais.

Histórico
Elaborada pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), a Olimpíada Nacional em História do Brasil teve início em 2009. A iniciativa se consolidou no cenário educacional como uma proposta inovadora de estudo na área do conhecimento.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here