Desafios da formação

0
425

O dilema entre teoria e prática não é novo. E quando está associado à carreira docente,  a discussão dá muito pano para a manga. É recorrente a reclamação por parte de professores do ensino básico de que as universidades deixam a desejar no quesito métodos de didática e ensino. Por outro lado, quem prepara os futuros professores argumenta que a ênfase na teoria é o fator determinante para uma boa formação.
Em todo esse contexto de debates, uma coisa é certa: a teoria é um referencial que abre caminho para as transformações, que passam por medidas práticas. Resta saber qual o ponto de equilíbrio entre os dois contextos no espaço acadêmico.
O fato é que se há discordância quanto à formação, é sinal de que a questão precisa ser debatida, e que bases curriculares talvez necessitam de ajustes. Ou seja, universidades e escolas precisam dialogar mais sobre a questão.
Pela sua relevância, a formação de professores ganha destaque nesta edição. Assinada pelo estagiário João Barbosa, a matéria das páginas 6 e 7 aborda pontos importantes do assunto e desmistifica alguns pensamentos, lançando um olhar mais problematizado sobre uma questão que influencia na educação de milhares de estudantes. Vamos refletir!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here