Maguito é reeleito vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos

0
498

O prefeito Maguito Vilela (PMDB) tomou posse nesta quinta,9, como 2º vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) na diretoria executiva para o biênio 2015/2016. “Assim como no primeiro mandato espero cumprir minhas atividades como vice-presidente da FNP com bastante seriedade e comprometimento e assim ajudar cada vez mais a abrir os canais de diálogo com o Governo Federal para os municípios brasileiros que tanto precisam do apoio e de recursos para promover o desenvolvimento”, destacou o peemedebista.

A nova diretoria da entidade que representa os prefeitos e prefeitas do país foi eleita por consenso. O prefeito de Belo Horizonte (MG), Márcio Lacerda (PSB), será o presidente da FNP, cargo antes ocupado por José Fortunati (PDT), prefeito de Porto Alegre (RS). O prefeito de São Paulo (SP), Fernando Haddad, continua como 1º vice-presidente. Maguito é o primeiro prefeito de uma cidade que não é capital a ocupar os principais postos da FNP, que foi fundada em 1988.

Antes de chegar à vice-presidência, o prefeito de Aparecida ajudou a idealizar a criação do g100 – grupo que reúne municípios com mais de 80 mil habitantes, baixa renda per capta e possui alta vulnerabilidade social. Maguito foi o primeiro coordenador do g100, que conquistou, desde 2009, colocar as cidades que compõem o grupo entre as prioritárias na execução de políticas públicas do governo federal.

A primeira atividade da nova diretoria da FNP será fazer um levantamento de todos os projetos que estão em tramitação no Congresso Nacional que atenda diretamente os interesses dos municípios. “O levantamento será importante para podermos articular com o Governo Federal, por meio do diálogo que foi aberto na reunião com a presidenta Dilma Rousseff, nesta semana, para agilizar os projetos que são favoráveis ao crescimento dos municípios”, ressaltou Maguito Vilela.

Na avaliação do novo presidente, essa é uma missão que irá encarar com muito comprometimento e responsabilidade. “É um trabalho de equipe, um assunto muito vasto, de alta complexidade, mas com a diretoria que temos, especializada, acho que será mais fácil. Recebo hoje uma herança boa, que é uma entidade consolidada”, falou Lacerda. José Fortunati endossou o discurso do prefeito mineiro. “A FNP é composta dessa sinergia maravilhosa que temos nos municípios brasileiros. A medida que mais prefeitos se engajam para lutar pelo municipalismo, todos nós saímos mais fortalecidos”.

Representação

O secretário de Governo e Integração Institucional de Aparecida de Goiânia e assessor executivo da FNP, Euler Morais, ressaltou a boa representatividade do prefeito Maguito Vilela como fator importante para sua reeleição.

“Maguito tem trânsito livre em Brasília e Aparecida fica estratégicamente próxima à capital federal. Esses dois fatores foram preponderantes para a reeleição como 2º vice-presidente da FNP. Além da boa articulação política do prefeito junto a todas as esferas, que será bem importante neste momento de diálogo com o Governo Federal na busca de incentivos para o desenvolvimento dos municípios brasileiros”, sublinhou Euler.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here