Senador Canedo comemora Dia Mundial da Saúde com prestação de serviços à comunidade

0
487






Goiás prima pela qualidade dos médicos,
mas amarga um abismo entre o atendimento
público e o particular

 

A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, comemorou o Dia Mundial da Saúde durante a 4ª edição da Saúde Itinerante, realizada na última quarta-feira, 8, no PSF Boa Vista.

A secretária de Saúde, Fabiana Lopes, destacou que este ano a Organização Mundial da Saúde alertou para a importância da segurança alimentar, por isso, o evento foi voltado às atividades físicas com pacientes que fazem parte de vários grupos de atendimento de unidades externas do Município, prevenção e orientação de vida saudável por meio de uma boa alimentação.

“Nosso foco é a prevenção, orientação de vida saudável com estímulo da atividade física e consequentemente uma boa alimentação”, explicou. Fabiana relembrou que a edição contou com a participação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) composto por nutricionista, fonoaudióloga e psicóloga que atuam no programa Saúde Sem Peso.

“O programa pioneiro do Município visa a redução do peso com a prática de atividades físicas”, afirmou. A secretária relatou que caso o paciente não consiga sucesso apenas na alimentação saudável e nas práticas de atividade física a cirurgia bariátrica poderá ser realizada em último caso.

O Programa Saúde sem Peso é aberto à comunidade e não há custo. “Todas as pessoas que tiverem interesse de participar do grupo podem procurar a equipe do NASF que fará o acolhimento e vai convocá-los para participarem das atividades que são individuais ou de grupo”, explicou.

O assessor especial da Secretaria Municipal de Saúde, Dr. Túlio Sérvio, ressaltou a importância da saúde estar ao lado da população. “É muito importante que a saúde esteja ao lado da comunidade”, disse.

Túlio Sérvio destacou que além dos atendimentos, o Saúde Itinerante tem o objetivo de ouvir a demanda dos canedenses. “Estamos apresentando nossas ações de saúde, mas, também ouvindo as demandas da população para que possamos dar uma resposta imediata”, afirmou.

Atendimentos

A dona de casa Lucine Gomes, moradora do Boa Vista, procurou atendimento odontológico e foi atendida. Ela aprovou a ação da prefeitura de levar ações para os bairros. “Muito boa essa atitude da prefeitura de trazer os atendimentos para o setor. Aqui o atendimento é mais rápido”, disse.

O aposentando Arnaldo Silva de 77 anos reside no Bairro das Indústrias, mas, foi até o Boa Vista medir a pressão. “Já tomei a gota de dengue e vou medir a pressão. Essa ação é ótima para quem busca atendimento, muitas vezes não tem como ir ao PSF para medir a pressão e aqui foi bem rápido”, declarou.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here