Fora da meta

0
819

Um relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), revelou que somente um teço dos países alcançou as 6 metas para a melhoria da educação mundial, estabelecidas há 15 anos. De acordo com os dados, o Brasil conseguiu conquistar duas dessas metas: universalizar o acesso e atingir a meta de igualdade de gênero, que exigia levar, igualmente, meninos e meninas para a sala de aula.

Mas, ao contrário do que diz o relatório, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), contesta algumas das informações divulgadas pela Unesco, alegando que houveram sim grandes avanços em mais três outras áreas de ensino, que são a educação infantil, o combate ao analfabetismo e o ensino profissionalizante. Para o Inep, o Brasil descumpriu apenas a quarta meta, que é a redução em 50% do analfabetismo em adultos.
As metas foram estabelecidas em 2000, na Cúpula Mundial de Educação, em Dakar, no Senegal, com 164 países participantes. O objetivo era que todos os países pudessem chegar a 2015 tendo cumprido as seis metas. Dentre todos os países que assinaram o acordo, apenas 57 conseguiram alcançar os seis objetivos.
A Unesco ainda revelou que nos últimos 15 anos pouca coisa mudou na educação mundial, e afirma que a desigualdade ainda é muito grande. De acordo com a organização, neste período 34 milhões de crianças puderam ter acesso à educação, mas ainda existem 58 milhões de crianças que não estão nas escolas. Para debater esses aspectos e traçar objetivos para o período de 2015 a 2030, uma nova reunião será realizada em maio, na Coreia do Sul.


Saiba mais

 

 

Na América Latina e Caribe, apenas Cuba atingiu os seis objetivos propostos pela Unesco, que você confere abaixo:

Meta 1 – Primeira Infância
Expandir a educação e os cuidados na primeira infância, especialmente para as crianças mais vulneráveis.

Meta 2 – Educação Primária
Alcançar a educação primária universal, particularmente para meninas, minorias étnicas e crianças marginalizadas.

Meta 3 – Jovens e adultos
Garantir acesso igualitário de jovens e adultos à aprendizagem e a habilidades para a vida.

Meta 4 – Analfabetismo
Alcançar uma redução de 50% nos níveis de analfabetismo de adultos até 2015.

Meta 5 – Meninos e meninas
Alcançar a paridade e a igualdade de gênero.

Meta 6 – Educação de Qualidade
Melhorar a qualidade de educação e garantir resultados mensuráveis de aprendizagem para todos.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here