Miranda recebe apoio para construção de Parque

0
562

“O Tocantins sobressai-se como o maior destino para investimentos no Brasil, pelas suas condições naturais. Por isso, precisa de incentivos na área da Ciência e da Tecnologia”. A afirmação é do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, feita durante reunião com o governador Marcelo Miranda, na quarta-feira, 15, na sede do Ministério, em Brasília.

“Agregar valor é a função primordial do Parque”, destacou Marcelo Miranda. Ele defendeu a importância do investimento, especialmente para a valorização do que é produzido no Tocantins. “A partir desses Parques, ficará mais fácil aumentar o valor competitivo dos nossos produtos no mercado interno, nacional e, até, internacional”, reforçou.

Segundo o presidente da Agência Tocantinense de Ciência, Tecnologia e Inovação, George Brito, a ideia é implantar três Parques no Estado: um em Palmas, outros em Araguaína e Gurupi. “Cada um deles deve se concentrar em trabalhos, levantamentos, propostas que auxiliem, fortaleçam e inovem as vocações dessas cidades e entorno”, ressaltou.

Estudo

O ministro elogiou a apresentação do Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica para implantação do Parque, feita pelo presidente. Além de designar técnicos para analisar a proposta, Rebelo comprometeu-se a agendar encontro posterior com a finalidade de apresentar propostas do Ministério para o Estado.

Aldo Rebelo mostrou-se indignado ao saber que o Tocantins encontra-se fora da proposta do Ministério, que prevê a implantação de 80 Parques Tecnológicos no país. Segundo George Brito, isso se deve ao fato de o Governo não haver participado de licitação aberta em 2013. “Ficamos de fora por falta de vontade política da gestão anterior”, esclareceu o presidente.

Participação

A convite do governador, participaram da audiência o senador do Tocantins Donizete Nogueira, os deputados federais Lázaro Botelho e Josi Nunes, além do secretário de Representação do Estado do Tocantins, Renato de Assunção. A deputada federal Dulce Miranda apoia as demandas apresentadas pelo Governo do Tocantins ao Ministério.

O Parque

O Parque Tecnológico é uma composição de espaço físico, aliado a uma concepção técnica, científica e inovadora para que as empresas, a partir do potencial do Estado, da região, possam desenvolver pesquisas, inovar produtos, agregar valores. Tem a missão de fazer uma relação direta entre empresa, centro de pesquisa, universidade, de forma a agregar valor aos produtos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here