José Eliton traça plano para deixar o PP

0
839

O vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, José Eliton (PP), tem colhido fatos que servirão como justificativa para seu plano que deverá se concretizar de médio em longo prazo: deixar o PP, seu atual partido e do qual é presidente regional, e seguir para o PSDB com o aval do governador Marconi Perillo (PSDB). As justificativas, inclusive, vêm caindo no colo do vice-governador nos últimos meses. O primeiro fato foram os ataques sofridos por ele desferidos pelo deputado federal Roberto Balestra (PP) no último mês, que acusou Eliton de não estar trabalhando pelo partido. A segunda justificativa foi o aparecimento de vários nomes do partido nas investigações da Operação Lava a Jato, inclusive do nome do presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira, responsável por indicar José Eliton como presidente do partido. A intenção do vice-governador, ao coletar esses fatos, será de justificar sua saída e não ser criticado como o atual secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, que deixou o PP rumo ao PSDB em 2005 sem justificativas, o que gerou um mal estar entre os dois partidos. A intenção é consolidar a saída antes de 2018.


“Irei até as últimas contra fusão entre DEM e PTB.”

Ronaldo Caiado (DEM), senador


Articulando

 

O elo que ligou o governador Marconi Perillo e o ex-prefeito de Senador Canedo, que está entrando na base aliada do governo estadual foi exatamente José Eliton, que vinha se encontrando com o empresário há algumas semanas.

Caminho

Antes do jantar de segunda, 13, entre o governador e o empresário, Eliton já havia almoçado duas vezes com Vanderlan, abrindo caminho para o canedense. Desde então ambos já jantaram duas vezes – na segunda e na última quarta, 15, segundo fontes governistas.


Ele mesmo

 

O prefeito Paulo Garcia deverá, ele mesmo, ser o articulador do Paço Municipal na nova tentativa da prefeitura em reajustar as alíquotas do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) com a Câmara. O prefeito ouvirá todos os vereadores sobre o assunto.

Agora vai

Depois de cancelar sua ida à Câmara na última semana o prefeito disse ao vereador Thiago Albernaz (PSDB) que irá nesta semana, sem especificar o dia. A ida é para a prestação de contas da prefeitura será em relação ao último quadriênio do ano passado.

Vai pescar

O deputado estadual Adib Elias pediu para darem um comprimido de gardenal para o deputado Manoel de Oliveira, na sessão da última quarta-feira, 15. “Ele está muito nervoso”, disse, enquanto discutiam sobre saúde pública.

Discussão

Pouco antes Manoel de Oliveira, durante o pequeno expediente, havia se dirigido ao deputado Ernesto Roller aos berros, depois que o este havia criticado a Organização Social que gere o Hospital de Urgências de Goiânia.

Conselheiro

A vaga de conselheiro do TCM, pleiteada pelo ex-deputado Joaquim de Castro (PSD) e pelo atual deputado Cláudio Meireles (PR), ficará com o primeiro, depois de Meireles ter desistido – sob protesto – da disputa na última quinta, 16.

Arrependidos

Nos bastidores, comenta-se que em recente pesquisa qualitativa realizada em Catalão mostra que o sentimento do eleitor é de arrependimento em relação à administração do prefeito Jardel Sebba (PSDB).

Sorte

Em Inhumas, as qualitativas indicam que a inclusão do nome do deputado Roberto Balestra (PP) na lista do procurador-geral Rodrigo Janot dos supostos envolvidos em desvios na Petrobrás deu fôlego para o prefeito Dioji Ikeda (PDT), que até então sofria com desgastes.

Fora

O Solidariedade está sem presidente em Goiás, por enquanto. É que o até então presidente e um dos fundadores da sigla em Goiás, Silvio Sousa, teve uma discussão áspera com o ex-deputado federal Armando Vergílio e deixou o cargo na última semana.

Decepção

O secretário de Governo, Henrique Tibúrcio, tem dito a amigos que se decepcionou muito com o ex-vice-presidente da OAB-GO, Sebastião Macalé, depois de descobrir que o antigo aliado vinha há muito o criticando para outras pessoas, mas sem nada dizer em sua presença.

Banco de vagas

O deputado federal Giuseppe Vecci (PSDB) vai propor a criação de um Banco de Vagas para creches, e a destinação de auxílio-creche para mães trabalhadoras. “Precisamos fazer valer as metas do Plano Nacional da Educação com agilidade”, diz.

PSDB

O secretário-geral do PSDB em Goiás e secretário de Estado de Articulação, Sérgio Cardoso, afirmou que o partido não terá embates na escolha do novo presidente regional, em eleição que ocorrerá ainda neste primeiro semestre.

Disposto

A maior exigência do partido em relação ao novo presidente, segundo explica Cardoso, será que o mesmo terá que ter tempo e disposição para “andar por todo o Estado buscando filiações e candidaturas em quase todas as cidades do Estado”, avisa.

Justificativa

O deputado federal João Campos (PSDB) tentou justificar, via redes sociais, seu voto a favor do projeto de lei que libera a terceirização de atividades-fim de empresas e indústrias. Mas acabou sendo muito criticado por seus seguidores pelo posicionamento.

Rápidas

– O goiano Lener Silva Jayme assumiu a presidência da Área 2 da empresa telefônica Oi, que abrange a extensão abrangida pela antiga Brasil Telecom, que são os Estados do AC, RO, MT, MS, GO, PR, SC e RS, além do DF e também do Rio de Janeiro, sede da área 2.

– A mudança, coordenada pela direção nacional da Oi, visa por em prática um plano de reestruturação da empresa, considerada de bom retorno em todo o País, exceto no Rio de Janeiro, onde apresenta números bem abaixo da média nacional.

– O deputado federal Daniel Vilela (PMDB) propôs Projeto de Lei Complementar que visa limitar os gastos públicos não-obrigatórios nas esferas federal e estadual à expectativa de arrecadação de cada ente federativo.

– A proposta do peemedebista estabelece que a cada ano este limitador deverá ser incluído na Lei de Diretrizes Orçamentarias (LDO) e obriga a União a observar a projeção do PIB na hora de planejar os gastos para os anos seguintes de cada mandato.

– Depois de adiada por três vezes, a inauguração do Hospital de Urgências da Região Noroeste (Hugo 2), que está sendo construído na capital, está marcada para esta quarta, 22. A expectativa é de entrar em operação na mesma data.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here