Controlador Geral faz vistoria em obras do Macambira Anicuns

0
470

Goiânia 1Auditores e técnicos da Controladoria Geral do Município (CGM) fizeram uma visita de inspeção às obras do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama) na manhã desta sexta-feira, 17. Chefiados pelo controlador geral, Edilberto Dias, e acompanhados pelo coordenador geral do Puama, Nelcivone Melo, engenheiros, arquitetos e auditores da CGM vistoriaram todos os trechos em obras dos parques e dos equipamentos de saúde e educação para verificar o andamento das intervenções.

Segundo Edilberto Dias, a Controladoria elaborou um planejamento de auditoria para visitar todas as obras do município que estão em andamento. “Esta é a maior obra que a prefeitura está gerindo no momento e é de muita importância a gente vir fiscalizar pra ver se os recursos públicos estão sendo gastos com parcimônia”.

Ainda de acordo com o controlador, tanto ele quanto a sua equipe ficaram bastante satisfeitos com os resultados do que viram e posteriormente irão elaborar um documento a respeito para encaminhar ao prefeito. “Preliminarmente, nós vimos que as obras estão adiantadas e feitas com a melhor qualidade possível. Goiânia vai ter um ganho ambiental e de lazer muito grande. Essa obra resgata mais um compromisso do prefeito Paulo Garcia com a sustentabilidade e com a dignidade humana, garantindo ao cidadão o direito ao lazer e ainda promovendo a preservação do meio ambiente”.

O grupo visitou todo o trecho licitado do Puama, cujas obras estão em andamento, começando pelo Setor 1 do Parque Linear, que é o trecho de início do Programa. Na sequência, visitaram o Parque Ambiental Macambira (PAM), no Setor Faiçalville, uma unidade de preservação ambiental que receberá vários equipamentos para garantir o lazer da comunidade da região. No local, estão em andamento obras para construção da Praça das Esculturas, um espaço para que os moradores possam fazer exposições; execução do Teatro de Arena, para exposições cênicas ao ar livre; execução do Núcleo Socioambiental, outro espaço que deverá ser apropriado pela comunidade local para a realização de diversas atividades; entre outras.

A equipe também visitou as obras de contenção que acontecem em dois trechos do Córrego Macambira com estruturas de gabião e enrocamento e no Córrego Buritis, que também recebe proteção com estrutura de gabião. Esse trabalho é feito para corrigir erosões e evitar o assoreamento dos córregos.

O chefe da divisão de fiscalização da CGM, Neyton Guimarães Rosa, disse que ver na prática as obras do município é muito importante para os auditores. “É muito gratificante ver in loco aquilo que certifica, que você emite parecer favorável. Você percebe que há uma preocupação muito grande em manter o que é executado naquilo que é definido para gente em papel. Aqui nos parques, a gente vê os benefícios que serão propiciados à população na prática, pois vemos que haverá uma integração muito grande da comunidade com o meio ambiente”.

Para Nelcivone Melo, esse tipo de visita certifica o trabalho de toda a equipe do Puama e confere transparência às ações da prefeitura na execução do conjunto de obras do Programa. ‘Eu estou satisfeito com o andamento das obras e quero que todos vejam o que está acontecendo aqui. Gosto de percorrer o canteiro com visitantes para que eles vejam, sintam e confiem no trabalho que está sendo realizado’, destaca o coordenador.

Após a visita aos trechos dos Parques do Puama, o grupo vistoriou as obras dos Centros de Saúde da Família (CSFs) Rodoviário e São Francisco e da Escola Municipal de Tempo Integral Itamaracá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here