Empresas e Empresas

0
648

Mais do que uma tendência nas relações de trabalho, a terceirização de meios já é uma constante realidade em nossas vidas. Tratando-se especificamente da terceirização em condomínios, temos exemplos positivos e negativos a respeito do tema.

Frequentemente nos deparamos com síndicos que contratam serviços terceirizados sem averiguar a procedência das empresas e a execução dos serviços. Deixam-se levar por propostas vantajosas, com ofertas abaixo do preço de mercado e condições atraentes, que, à primeira vista, parecem ser a melhor opção para o condomínio. Porém, com o desenrolar da execução dos serviços, o síndico se depara com uma realidade diferente. A empresa não cumpre com suas obrigações, deixando o condomínio em prejuízo, tendo que arcar com o pagamento de encargos sociais e verbas trabalhistas vindas da má-contratação.
Por outro lado, temos inúmeros exemplos vitoriosos nestas relações. São casos em que os síndicos optaram por fazer uma análise criteriosa a respeito das empresas proponentes, bem como fazem acompanhamento mensal a respeito das responsabilidades a serem cumpridas pela empresa.
Antes da contratação, deve-se observar a idoneidade da empresa, solicitando e conferindo suas certidões junto ao INSS, FGTS, impostos federais e distritais, nada consta sindical e etc. O contratante também deve solicitar ao executor dos serviços que envie mensalmente os comprovantes de pagamento mensal e benefícios dos funcionários.
Isto feito, o contratante dos serviços terceirizados pode gozar de suas benesses, trabalhando com funcionários satisfeitos, tendo coberturas de eventuais faltas, férias e demais demandas devidamente sanadas, podendo desligar, a qualquer momento e sem custo algum, quaisquer de seus colaboradores, bem como usufruir dos serviços que as empresas do ramo oferecem a seus clientes.

* Empresário do ramo de locação de mão-de-obra e presidente da Associação das Empresas Prestadoras de Serviços para Condomínios e Mercado Privado do Distrito Federal e Entorno – ASPRECON-DF.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here