Agrotins 2015 terá atração especial

0
782

Na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins Brasil 2015), os agricultores familiares do Estado terão atenção especial. A Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) prepara o Pavilhão da Agricultura Familiar, com exposições comerciais e manifestações culturais, direcionado aos agricultores familiares do Estado.

Com o slogan: “Novos conhecimentos para todos os campos”, a Agrotins Brasil 2015 acontecerá de 5 a 9 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas, na TO-050, saída para Porto Nacional.

Segundo a Diretoria de Agricultura Familiar da Seagro, o Pavilhão da Agricultura Familiar será composto por salas de atendimento, 50 estandes, um auditório, uma sala de reunião, um palco para apresentação cultural, uma oficina de capacitação, além da área de campo com unidades demonstrativas voltadas para a fruticultura, silvicultura, olericultura, florestas plantadas, pequenos animais e piscicultura.

Para a engenheira agrônoma da Seagro, Maria Tereza Simão Vasconcelos, o espaço é mais uma atividade que visa fortalecer as cadeias de produção da agricultura familiar, valorizando a cultura destas comunidades e proporcionando o acesso ao conhecimento. “A intenção é promover a integração entre diversos grupos de agricultores familiares, incluindo os indígenas e quilombolas”, ressaltou.

Sociobiodiversidade

Nos 50 estandes de expositores, os visitantes poderão encontrar produtos da sociobiodiversidade, como o babaçu, mangaba, murici, capim dourado, fibra de banana e outros. Assim como as atividades agroextrativistas e de comunidades indígenas e quilombolas, além de produtos como doces de frutos do cerrado, polpa, peixes de água doce, entre outros produtos.

Cultura

Durante os cinco dias, os participantes e visitantes da Agrotins contarão com apresentações de grupos folclóricos regionais, especificamente a dança e a música, sendo a maioria de grupos jovens. As apresentações serão do Ponto de Cultura Artefato (ação social – Jesus de Nazaré). Danças Quebradeiras de Coco (Defensoria Pública do Estado), Maculelê (dança afrodescendente – Escola Municipal Horácio José Rodrigues de Santa Tereza do Tocantins) e os Sanfoneiros (Orquestra Amor Perfeito – Escola de Tempo Integral da Vila União, de Palmas).

Palestras

Na ocasião, os agricultores terão ainda a oportunidade de participar de palestras voltadas para as inovações tecnológicas de interesse do pequeno e médio produtor sobre: sociobiodiversidade; agroecologia; economia solidária; tecnologias sociais para o agricultor familiar; fomento à produção e à segurança alimentar.

Unidade demonstrativa

Ainda na área destinada à agricultura familiar, estarão disponíveis experimentos em diversas unidades demonstrativas, nas vitrines de produção agroecológica (horta circular), horta de temperos, sistema agroflorestal, agrosilvopastoril, avicultura caipira, ovinos e caprinos, produção de leite. Haverá, ainda, outras tecnologias voltadas para o agricultor familiar na área de fruticultura, bem como áreas demonstrativas de cultivos tradicionais.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here