Semas é semifinalista de prêmio nacional

0
511

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio da Diretoria de Proteção Social Especial (DPSE), está concorrendo ao Prêmio Boas Práticas Municipais. Premiação compõe atividade do XVII Encontro Nacional de Gestores Municipais da Assistência Social (Congemas) que acontecerá dos dias 28 a 30 de abril, em Fortaleza, no Ceará.

O trabalho ‘Repensar do fazer na socioeducação’, desenvolvido pela coordenadora da divisão de Medidas Socioeducativas, Karina Mendonça, juntamente com a técnica, Giselli Alves, é desenvolvido há 16 meses no município de Goiânia na Proteção Social Especial. Ação é realizada junto à equipe do serviço de proteção social a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC).

Iniciativa tem como objetivo melhorar os resultados dos acompanhamentos realizados e cumprir de forma efetiva com o objetivo da medida, que é promover a socioeducação e fortalecimento dos vínculos familiares, além de promover a autoestima e (re)construção de projetos de vidas saudáveis. A prática mostra a necessidade de reorganizar a atuação da equipe para promover a socioeducação do adolescente/jovem, assegurando a proteção social integral através das políticas públicas, fortalecendo seu projeto de vida e rompendo o ciclo de reincidência – contribuindo, assim, para uma sociedade mais justa.

Os objetivos específicos envolvem: definição do papel dos profissionais; inclusão do educador social na equipe; definição de forma de atuação; capacitação das equipes; capacitação dos parceiros e construção do manual de orientação técnico de atuação no município de Goiânia.

A gestora da pasta, Maristela Alencar, elogiou o empenho e comprometimento de toda a equipe. ‘Este trabalho demonstra o quanto a assistência social do município de Goiânia mostra o seu comprometimento com a proteção social’, afirmou.

Saiba mais

O Encontro Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) é uma Associação Civil, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, de duração indeterminada, com sede e foro em Brasília, Distrito Federal, desde abril de 2001. É regido pelo estatuto e normas próprias, representando os 5.570 municípios brasileiros junto ao governo federal, especialmente junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e aos governos estaduais para fortalecer a representação municipal nos Conselhos, Comissões e Colegiados em todo o território nacional.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here