PHS será o caminho de Jovair e aliados de PTB

0
868

O deputado federal Jovair Arantes (PTB) já tem tudo acertado com o presidente nacional do PHS, o goiano Eduardo Machado. O partido humanista será o destino do espólio do PTB depois que o partido trabalhista finalizar seu processo de união com o DEM em nível nacional. Líder de seu partido na Câmara dos Deputados, Jovair já definiu que levará a maior parte dos deputados federais e senadores (hoje o partido conta com 25 deputados federais e 3 senadores) insatisfeitos com a fusão consigo – estima-se que 80% dos deputados seguirão para o novo partido. A única dúvida dos trabalhistas é se com a mudança, o novo partido, que terá terá nova nomenclatura – será acrescentada a letra T, de trabalhista, ao novo partido – ganhará o tempo de TV que hoje é do atual PTB. Para sanar esta dúvida, Jovair já fez uma consulta junto ao Tribunal Superior Eleitoral. Ainda segundo o acordo, Eduardo Machado continuará com a presidência nacional da nova legenda, que passará a ter o número 14, ao invés do 31 do atual PHS. Em Goiás a mudança também já foi aprovada pelos deputados estaduais. Hoje o PTB conta com cinco parlamentares na Assembleia Legislativa de Goiás, possuindo a segunda maior bancada ao lado do PMDB e atrás apenas do PSDB.


“Não vou dourar a pílula”,

Ana Carla Abrão, secretária da Fazenda, em reunião com sindicalistas na última semana.


Detran

O ex-secretário de Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos de Goiás, João Balestra (PP), irá assumir a diretoria de Operações do Detran, cargo que foi ocupado pelo ex-prefeito de Inhumas Abelardo Vaz (PP) até o mês passado.

Esvaziada

Abelardo Vaz alegou, ao deixar a diretoria de Operações, que a mesma havia sido ‘esvaziada’ pela presidência do Detran e não contava com praticamente nenhum recurso e com poucos funcionários à disposição.


Avaliar

O cargo, que é de indicação do deputado federal Roberto Balestra (PP), será assumido por João Balestra, que já avisou que irá avaliar a situação da diretoria. Se encontrar a mesma realidade vivida por Abelardo, ele já adiantou que não permanecerá no mesmo.

Inhumas

Abelardo, aliás, afirmou em entrevista à repórter Luciana Barbosa, em matéria que o leitor pode acompanhar exclusivamente no site da Tribuna, (www.tribunadoplanalto.com.br) que não será candidato à prefeitura de Inhumas no ano que vem, apesar de ser constantemente lembrado por Roberto Balestra.

Briga feia

A disputa pela segunda vaga de senador por Goiás em 2018 deverá pegar fogo. Imaginando-se que uma delas deverá ser preenchida pelo governador Marconi Perillo (PSDB), a outra será disputada a ferro e a fogo pelos pretendentes.

Nomes

Até agora, já adiantaram que pretendem disputar uma vaga a senador por Goiás em 2018 o secretário de Recursos Hídricos e presidente regional do PSD, Vilmar Rocha, a senadora Lúcia Vânia (PSDB), e os deputados federais Roberto Balestra (PP) e Pedro Chaves (PMDB).

Luziânia

Apesar de oficialmente não se declarar candidato à reeleição, o prefeito de Luziânia, Cristóvão Tormin (PSD), tem trabalhado com afinco nos bastidores para viabilizar sua candidatura no próximo ano. Para isso, segundo aliados, precisa melhorar a sua aprovação junto ao eleitor.

Aliança

O deputado federal Célio Silveira (PSDB) já adiantou que irá apoiar o ex-deputado federal e atual diretor de Operações da Conab, Marcelo Melo (PMDB), para disputar a prefeitura de Luziânia no ano que vem, mas com uma condição irrevogável: que Marcelo deixe o PMDB.

Pros

Conforme adiantou esta coluna no mês de novembro, Melo já vinha conversando com o presidente nacional do Pros, Eurípedes Júnior, sobre uma filiação. Mas sua saída do PMDB somente ocorrerá se o empresário Júnior do Friboi seja expulso do partido.

Panelaço

Célio Silveira, aliás, protagonizou uma cena no mínimo curiosa na última quinta-feira, 7, na Câmara dos Deputados. Ao lado do seu colega de parlamento, Delegado Waldir (PSDB), ele realizou um panelaço contra a aprovação das medidas de ajuste fiscal do governo federal.

Baldy

O deputado federal Alexandre Baldy (PSDB) é mesmo o nome indicado pelos deputados federais do PSDB (não todos) para concorrer à presidência regional do partido em eleição marcada para o próximo mês.

Caiado e PMDB

O senador Ronaldo Caiado (DEM) irá se encontrar com os deputados do PMDB nesta segunda-feira, 11, no gabinete do deputado José Nelto (PMDB), que é sede da liderança do PMDB na Casa. Na pauta, afinco no trabalho da oposição e, claro, eleições de 2016 e 2018.

Rápidas

– O governador Marconi Perillo viajou para os EUA nesta sexta-feira, 8, onde visitará as cidades de Nova Iorque e Boston, entre segunda, 11, e quarta, 13, data de sua volta. No país norte-americano, o governador terá encontros com empresários.

– Com isso o vice-governador José Eliton assume o governo do Estado mais uma vez neste ano, já que esta é a quinta viagem do tucano ao exterior desde sua reeleição. Eliton que apresentou, na última semana, mais um saldo positivo na balança comercial de Goiás.

– A disputa pela prefeitura de Aparecida de Goiânia não está tão definida pelo lado do PMDB como poderia parecer. É que o presidente da Câmara Municipal da cidade, Gustavo Mendanha, mantém seu projeto de disputar as eleições, com apoio de boa parte do partido.

– O Clube dos Repórteres Políticos do Estado de Goiás (CRP-GO) entrevista na terça,12, o prefeito de Goianésia Jalles Fontoura (PSDB). A entrevista ocorre no Auditório Costa Lima da Assembleia Legislativa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here