Meio ambiente

0
447

Estão abertas até o dia 10 de junho as inscrições para o Concurso Histórico-literário Caminhos do Mercosul 2015, que traz o tema Brasil – Floresta Amazônica Patrimônio da Humanidade.  Promovido pelo Ministério da Educação, em parceria com o Setor Educacional do Mercosul (SEM) e apoio da Secretaria de Estado da Educação do Amazonas, o concurso é destinado a estudantes do ensino médio dos seguintes países: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela.
Os alunos deverão apresentar os trabalhos em forma de investigação histórica, monografia, ensaio ou texto literário. A escolha do tema se deve à riqueza de recursos da floresta e seu papel no equilíbrio ambiental do planeta, além da diversidade cultural representada pelo conjunto de povos indígenas e de outras culturas (seringueiros, castanheiros, ribeirinhos, etc.). Assim, foram definidos como subtemas a educação, o ciclo da água, a história dos povos tradicionais e o extrativismo no desenvolvimento econômico.
Para participar, o estudante deve optar por um desses subtemas e enviar o trabalho e documentos pessoais ao MEC, junto a um formulário especial, encontrado na página http://portal.mec.gov.br, onde também estão endereço de correspondência e normas para participação. De cada país participante, serão selecionados seis textos, cujos autores receberão uma viagem ao estado do Amazonas, com estada de uma semana e todas as despesas pagas, incluindo atividades acadêmicas, recreativas e culturais. Fonte: Portal Mec


Projetos

 

Boas práticas

Até o dia 15 de julho, Conselhos Municipais podem inscrever proposta de ação em educação integral, que contribua para o desenvolvimento pleno de crianças e adolescentes em seu município. Responsável pela seleção das iniciativas inscritas, a Fundação Itaú Social, destinará os recursos – provenientes da destinação de 1% do imposto de renda devido do Conglomerado Itaú Unibanco Holding S.A. – aos Fundos da Infância e da Adolescência (FIA) para apoiar ações, serviços, programas ou projetos voltados ao acesso à cultura, à arte, à ciência, à tecnologia, ao lazer e ao esporte.
Durante os meses de agosto e setembro as propostas serão analisadas, e a divulgação dos resultados será em 30 de setembro. Mais informações sobre os critérios e etapas de seleção estão disponíveis no edital em http://bit.ly/editalfia. Fonte: Ascom Fundação Itaú


Unesco-Hamdan

 

Prêmio

Lançada a convocatória para candidaturas à quarta edição do Prêmio UNESCO-Hamdan Bin Rashid Al-Maktoum, que irá premiar as melhores práticas e desempenhos no aprimoramento da eficácia de professores. O Prêmio é entregue a cada dois anos em reconhecimento a iniciativas que contribuem com o aprimoramento das práticas educacionais em todo o mundo, e dá prioridade aos países em desenvolvimento e às comunidades marginalizadas ou desfavorecidas.
A data limite para o recebimento de inscrições: 31 de outubro de 2015. Para apresentar uma candidatura, é preciso fazer o download do guia e dos formulários de apresentação da candidatura e de inscrição. Outras informações sobre o Prêmio podem ser consultadas no link em espanhol www.unesco.org/new/es/education/themes/education-building-blocks/teacher-education/teacher-prizes/hamdan-prize/ . Também pelo site www.unesco.org.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here