Reflexão necessária

0
352

O debate em torno da redução da maioridade penal sempre deu muito “pano para a manga”. É um tema polêmico, que merece uma observação muito atenta. Há muitas pessoas e instituições contrárias à proposta de redução, assim como é grande o coro das vozes favoráveis. Nesse contexto, é preciso questionar se aprisionar cada vez mais cedo os jovens é a solução para conter a violência no país. E qual será o papel do cárcere na vida do jovem.
Não se pode perder de vista que o Brasil ainda é um país muito excludente, que não oferece condições ideais de educação, saúde, saneamento básico, acesso à cultura, para uma parcela muito significativa dos jovens. Por isso, antes de pensar em políticas punitivas, talvez seja necessário repensar e criar políticas públicas inclusivas eficientes, que garantam ao jovem uma cidadania plena.
Para aprofundar as reflexões em torno da redução da maioridade penal, esta edição traz entrevista com o professor Flávio Munhoz Sofiati, que pesquisa o tema juventude. O que se espera é que o contéudo da entrevista contribua para a formação de uma visão mais crítica e fundamentada sobre o tema em questão, que não pode ser tratado de maneira simplista. Boa reflexão!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here