Furto e roubo de veículos cai 21% em Goiânia

0
582

A Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás, por meio do Observatório de Segurança, registrou queda de 21,5% nas ocorrências de furto e de 21,2% nas de roubo de veículos em Goiânia no primeiro quadrimestre de 2015, em comparação com o mesmo período do ano passado. Ao mesmo tempo, o balanço demonstra que abril deste ano teve a menor quantidade de veículos roubados na capital da série histórica, iniciada em 2011, quando a SSPGO estruturou a Gerência de Análise de Informações (hoje integrada ao Observatório).

No total do quadrimestre, ocorreram 759 furtos de veículos em Goiânia. No mesmo período do ano passado, haviam sido 967. A diferença, portanto, foi de 208 unidades. De janeiro a abril de 2015 foram contabilizados, ainda, 1.697 roubos de veículos na capital – no mesmo período de 2014, haviam sido 2.155, ou 458 casos a mais.

Também no primeiro quadrimestre, as forças policiais conseguiram recuperar 1.707 veículos roubados ou furtados em Goiânia. Isso significa que, de cada 10 carros furtados ou roubados na capital, pelo menos sete são recuperados.

O Observatório de Segurança apurou que em Goiás houve queda de 5,7% no número de veículos roubados e de 0,14% no de furtos no primeiro quadrimestre em comparação ao mesmo período do ano passado. O índice de recuperação no Estado, durante os primeiros quatro primeiros meses do ano, foi de 82%, o que significa que a cada 10 veículos roubados ou furtados, pelo menos oito são recuperados pelas forças policiais.

O menor número de registros de casos do tipo ocorre paralelamente à intensificação da ação policial no Estado e, em particular, em Goiânia. Exemplo foi a ação da Polícia Militar ocorrida na última terça-feira, dia 5, no Setor Vila Boa. Após ser informada pelo Comando de Operações Militares (Copom), uma equipe do Grupamento de Radiopatrulha Aérea (Graer), interceptou dois assaltantes cinco minutos após a ocorrência. Com eles, os militares recuperaram quatro carros roubados, além de apreenderem 15 quilos de maconha e armas.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here