Colégio Estadual José de Assis ganha moderno laboratório de informática

0
955

A manhã da terça-feira, 19/5, foi bastante movimentada no Colégio Estadual José de Assis, no Jardim América, em Goiânia. Por meio do programa Brasil Alfabetizado, a Superintendência de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) entregou aos alunos um espaçoso laboratório de informática, equipado com 42 computadores de última geração.
Os equipamentos, que operam no sistema Windows 8.1, serão utilizados nas aulas de informática das turmas de Ensino Médio integrado ao profissionalizante, que atualmente tem 60 alunos no turno matutino. Segundo a diretora Eurípia Basílio Simon, o curso tem duração de três anos e capacita os jovens estudantes para atuarem como técnicos de montagem, manutenção e configuração de computadores, um nicho de mercado sempre em expansão.
A solenidade de inauguração con­tou com as presenças do subsecretário Metropolitano de Edu­ca­ção, Marcelo Ferreira; do superin­ten­dente de Ensino Médio, Wisley Pereira; e da coordenadora regional do Brasil Profissionalizado, Kênia Lima.
Em sua fala, a diretora Eurípia fez questão de reconhecer o empenho do professor Francisco Miguel Leal Neto para a conquista do laboratório. “Ele é o mentor intelectual deste espaço, pois lutou muito para que isso se tornasse uma realidade”, disse ela.
Com 36 anos dedicados à educação, o professor Leal trabalha no C. E. José de Assis há 10 anos. Emocionado, ele agradeceu a breve homenagem. “Estou perto de me aposentar, mas sairei daqui cheio de satisfeito e orgulhoso, por saber que os alunos contarão, a partir de agora, com o que há de mais moderno para o seu aprendizado. Tudo isso aqui é de vocês e para vocês. A escola existe em função de vocês. Então eu peço que cada um faça bom uso destas máquinas; que aprendam a usar, mas também se dediquem a cuidar e conservar”.
O aluno João Pedro Almeida Lima Rosa, 16 anos, do 1º ano do Ensino Médio integrado ao profissionalizante, se mostrava bastante empolgado com a chegada dos novos equipamentos. Com bom humor, ele comparou o avanço: “Trocar o sistema Linux, que a gente utilizava, pelo Windows 8.1 é o mesmo que trocar um Fusca por uma Ferrari 0 km. Agora será muito melhor no sentido do aprendizado; os computadores antigos travavam o tempo todo e isso me desestimulava a participar das aulas”, confessou ele.
Colega de turma de João Pedro, Lucas Barbosa Souza Gomes, da mesma idade, comentou que sua expectativa era muito grande. “O curso é muito bacana, pois nos oferece a oportunidade de aprendizado muito útil na área de informática, especialmente para mim que pretendo seguir carreira na área de T.I., com foco no desenvolvimento de softwares ou de jogos”.

Cuidar para aprender
O superintendente Wisley Pereira pediu empenho aos alunos para que cuidem bem dos novos computadores. Conforme ele, os equipamentos são o que há de mais moderno no mercado e vão contribuir significativamente para a formação profissional dos alunos. “Sou professor da rede e hoje estou no cargo de superintendente. Agora posso entender as dificuldades que temos para equipar as escolas; por isso peço a vocês que zelem com carinho de tudo isso que estão recebendo para que, no futuro próximo, outros estudantes também possam se beneficiar”.
O subsecretário Marcelo Ferreira destacou a importância do novo espaço de aprendizagem .  Ele agradeceu o empenho dos professores ressaltando que a Secretária Raquel Teixeira assumiu o cargo há apenas quatro meses e convive diariamente com o desafio ímpar de defender a categoria, lutar pela valorização dos professores e  garantir um ensino de qualidade em um momento de grave crise econômica nacional, que trouxe sérios reflexos para Goiás.

Brasil Profissionalizado
Mantido pelo governo federal, o Brasil Profissionalizado começou a ser implantado nas escolas da rede estadual em 2009 por meio de um convênio firmado com o Ministério da Educação (MEC). De acordo com a coordenadora regional do programa, Kênia Lima, este ano já foram inaugurados três laboratórios semelhantes ao do C. E. José de Assis.
“Já levamos laboratórios aos alunos do C. E. Colina Azul, em Aparecida de Goiânia; do C. E. Jandira Ponciano dos Passos (Jussara) e do C. E. Rui Brasil Cavalcanti, em Piracanjuba. Nesta quarta-feira, 20/5, às 9h30, vamos inaugurar o laboratório do C. E. Américo Antunes, em São Luís dos Montes Belos e na próxima sexta-feira, 22/5, será a vez do C. E. São Geraldo, em Santa Teresinha de Goiás”, finaliza. (Fonte: Ascom Seduce)

Â

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here