Inspiração, transpiração e, sobretudo, ação

0
606

O jornalismo é a prática de transformar em notícias o que ocorrer (e acontecer) no dia a dia de uma comunidade. Tudo aquilo que é de interesse coletivo pode virar notícia no momento em que é diagnosticado e, devidamente, apurado. Apesar das inúmeras dificuldades que a profissão impõe ao jornalista, o “correr atrás da notícia” é recompensador quando o repórter consegue captar algo novo – alguma coisa que ninguém ainda percebeu e/ou teve acesso e que é de interesse público. Nós, jornalistas, chamamos isto de “furo”.
A Tribuna do Planalto, em seus quase 30 anos de história, tem tradição de se adiantar às discussões e trazer informações inéditas aos seus leitores. Mesmo que isso não seja o principal objetivo do jornal. Vale lembrar que, como a Tribuna é um jornal semanal, nos vale mais a análise dos fatos que ocorre na semana do que adiantar informações exclusivas. Mesmo porque, com o desenvolvimento da internet e da comunicação em rede, o jornalismo tem se tornado, a cada dia mais, uma questão de tempo real. Imaginar que um jornal impresso semanal possa “furar” o imediatismo da rede é algo, cada vez menos, improvável.
Mesmo assim, os jornalistas da Tribuna do Planalto trabalham para trazer o que há de mais novo na discussão política, da comunidade goiana e dos assuntos da educação, especialmente. Nesta edição, temos várias informações exclusivas, captadas por jornalistas que não se preocupam em apenas trabalhar o fato, mas ir além dele.
Nesta edição, o editor de Política e colunista Fagner Pinho traz em sua Linha Direta uma informação importante. O deputado estadual Talles Barreto diz que não irá para o PHS no caso da fusão PTB-DEM, destino provável do presidente do PTB, Jovair Arantes. Até então, todos os petebistas goianos dava mostras de que seguiram o seu líder, para qual destino ele fosse. A matéria do repórter Marcione Barreira aprofunda o tema, e traz o ‘balaio de gato’ que se transformou esta fusão em Goiás. Grandes transformações podem ocorrer na política goiana a partir desta união.
Marcione também traz outra novidade – depois de disputas internas, o ex-deputado estadual Afrêni Gonçalves será o novo presidente do PSDB regional. Apesar de ser uma informação extraoficial, Afrêni já fala dos desafios que terá pela frente, na matéria da página 8.
A repórter de Comunidades Juliana Marton traz um balanço econômico interessante da edição atual da Exposição Agropecuária de Goiás. Apesar da crise financeira, o saldo final é positivo. Já o repórter de Escola Ary Sousa aprofunda uma discussão recorrente no mundo da educação – a violência entre alunos e professores dentro das paredes do recinto escolar.
A Tribuna é semanal, mas trabalha diariamente para levar até você, leitor, as novidades que mais influenciam a nossa sociedade.
Boa leitura, ótima semana!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here