Edital Enem 2015

0
655

O Ministério da Educação (MEC) publicou na segunda-feira (18), o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015. De acordo com o documento, as provas serão realizadas nos dias 24 e 25 de outubro, e o perído de inscrições se estenderá entre os dias 25 de maio e 5 de junho. O interessados devem realizar o procedimento através do portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na internet.

Para a próxima edição, o exame traz algumas novidades: uma delas é o valor da inscrição  que subiu de R$ 35 para R$ 63. A taxa é cobrada daqueles alunos que não são oriundos de escola pública. A isenção permanece para estudantes matriculados no último ano do Ensino Médio em escolas públicas ou que declararem carência. Os alunos que forem considerados isentos da taxa e que não comparecerem nos dias de provas, estarão impedidos de solicitar a isenção na edição subsequente do Enem. Com isso, segundo o MEC, o objetivo é diminuir os índices de abstenção e, dessa maneira, evitar desperdício de dinheiro público.
Outra novidade do Enem 2015 diz respeito ao horário de aplicação do Exame, que terá início às 13h30. Os portões continuarão com a abertura programa para às 12 horas e fechamento às 13h. A medida, de acordo com o MEC, permitirá que o tempo extra seja utilizado com procedimentos de segurança, permitindo maior tranquilidade para que os alunos possam entrar nas salas e guardar seus pertences.

Fique atento
Na inscrição para o Exame serão exigidas informações básicas como nome completo, endereço, e-mail e CPF, além disso, neste ano, será necessário informar um número de telefone celular e fixo. Outra novidade é a mudança relacionada ao e-mail, o qual passará a ser utilizado apenas para um cadastro, ficando proibido a utilização por mais de um estudante.
Por conta de alguns problemas com a en­trega, o Cartão com os locais de prova não será mais enviado pelos Correios, ficando disponível para download no site oficial do Enem.
De acordo com o Mec, o exame deste ano será realizado em 1.714 cidades brasileiras, contando com 18,9 mil locais de provas. Mais informções sobre o Enem 2015 podem ser obtidas via edital e pelo telefone 0800 616161. (Com informações da  MEC).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here