Pensar pequeno é o maior problema do empresário

0
498

Estamos enfrentando um ritmo de mudanças sem precedentes na história. As grandes inovações que     costumavam mudar nosso estilo de vida entre uma ou duas vezes em uma geração, agora acontecem quase que anualmente. Para sobreviver nesse cenário o pequeno empresário precisa ter mecanismos para entender e satisfazer as necessidades do cliente. 
Administrar uma empresa sem indicadores de desempenho é como dirigir um carro sem painel. Sem os indicadores de velocidade, temperatura do motor, quantidade de combustível, você pode até chegar a seu destino, mas é uma questão de sorte. 
Acreditar que sistemas de gestão são apenas para grandes empresas impede o pequeno empresário de usar técnicas de gestão testadas e aprovadas por empresas do mundo inteiro. Dezenas de estudos já comprovaram que o crescimento gerado pela adoção de sistemas como, por exemplo, a ISO 9001 é muito maior que o investimento necessário para sua implementação.
A consultoria é a forma mais rápida de adquirir conhecimento empresarial e amplificar o potencial da sua equipe. O consultor experiente o ajudará a aplicar os conceitos de gestão moderna na realidade da sua empresa. É importante documentar a cultura da empresa, pois isso facilita o acesso à informação, agiliza o treinamento de novos colaboradores e acelera a evolução da operação. 
 
*Ricardo Tocha é gerente de marketing na Templum Consultoria e há 16 anos trabalha com internet e marketing online.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here