PSDB quer maior bancada na Câmara de Goiânia

0
800

Linha Direta - RECORTAR RAFAEL LOUSA SEC.-SIC-FOTO PAULO JOSEDepois de eleger o presidente metropolitano do partido no último domingo, 31, com a escolha do empresário e presidente da Juceg, Rafael Lousa (foto), para ocupar o cargo, o PSDB agora traça planos para as eleições do ano que vem na capital. Depois de ouvir do próprio governador Marconi Perillo (PSDB) que os tucanos terão candidato à prefeitura de Goiânia, Rafael Lousa recebeu a missão de trabalhar para que a sigla tenha o maior número de vereadores eleitos na Câmara Municipal de Goiânia em 2016, superando o PMDB que hoje conta com a maior bancada. “Vamos buscar isso mantendo o trabalho de fortalecimento das zonais, identificando a demanda de cada região por meio de pesquisas científicas e apresentar um nome que supra essas demandas em cada área”, disse Lousa, que lembrou ainda que a prioridade é também reeleger os vereadores tucanos com mandato. Hoje, o PSDB conta com cinco vereadores na Casa, um a menos que o PMDB.


Desmonte
O empresário Vanderlan Cardoso já está deixando a presidência do PSB. Na última terça-feira, 2, realizou reunião com funcionários do diretório e mandou acertar a demissão de todos. Sobraram apenas os coordenadores geral e financeiro. Até a copeira foi demitida.

Comando
O comando do partido ficará mesmo com a senadora Lúcia Vânia (PSDB), que, mesmo com a insistência final do PSDB para que ela permaneça entre os tucanos, seguirá para o novo partido que surgirá da fusão entre PSB e PPS.

Certeza
Uma coisa é certa dentro do ninho tucano: a eleição de 2018 passa obrigatoriamente por 2016. Caso o PSDB e a base não tenham sucesso nas eleições em Goiânia, Aparecida e Anápolis, isso refletirá na disputa de 2018, admitiram, em off, alguns tucanos.

Juventude
A juventude do PSDB também terá eleições para decidir o seu presidente regional nas próximas semanas. O atual presidente Rodrigo Zani está costurando o consenso para prosseguir por mais dois anos à frente do partido.

PMDB
Enquanto o PSDB trabalha pensando em 2016, o PMDB ainda tenta se livrar de fantasmas de 2014. O partido define neste mês se expulsa – ou não – o empresário Júnior do Friboi de seus quadros. A definição ocorrerá em 2016.

Vantagem
Segundo informações de bastidores, o Conselho de Ética do PMDB irá, sim, expulsar Friboi. Apenas dois conselheiros são contra a expulsão do empresário, que declarou apoio a Marconi Perillo (PSDB) na eleição ao governo do Estado do ano passado.

Senador Canedo
Depois de Ana Paula Rezende, outro nome surge como possível candidato à prefeitura de Senador Canedo em 2016. Trata-se do empresário e professor Walter Paulo (PMN), proprietário da Faculdade Padrão.
Saída
Conforma anunciado pela Linha Direta na semana passada, Marlúcio Pereira está tratando de sua saída do PTB. Ele irá para o PRB. Segundo informações, a Igreja Universal, mantenedora da sigla, quer Marlúcio disputando a prefeitura de Aparecida de Goiânia em 2016.

Reforma
A Câmara Municipal aprovou a reforma da prefeitura de Goiânia, mas muitos vereadores ainda criticaram alguns pontos, dentre eles o repasse das cobranças da dívida ativa para a Secretaria de Finanças.

Poderoso
Um vereador da base disse, em off, que o repasse demonstra mais uma vez os superpoderes do secretário Jeovalter Correia. “Hoje ele é o nome mais forte da prefeitura”, afirma.

Recado
Segundo um deputado da base aliada do governo do Estado, Marconi teria mandado um recado curto para os deputados federais ao escolher o nome de Afrêni Gonçalves como presidente do PSDB em Goiás.

“Já escolhi”
Ao saber que os deputados federais não iriam desistir de postular o nome do deputado Alexandre Baldy (PSDB), Marconi disse a um emissário: “Avise a eles que respeito a escolha deles, mas eu já escolhi meu candidato”. Pouco depois, Baldy desistiu.

Goianésia
Apesar de o atual prefeito Jalles Fontoura ter afirmado em recente entrevista que não disputará a reeleição em Goianésia, nem todos os adversários acreditam mesmo no que disse o tucano, que acham se tratar de estratégia.


Rápidas

Júlio da Retífica não diz que sim nem que não, sobre se candidatar à prefeitura de Porangatu no próximo ano. Tanto ele quanto sua esposa são cotados para a disputa. Júlio já foi prefeito duas vezes da cidade.

Segundo informações de bastidores, o deputado federal Alexandre Baldy (PSDB) não digeriu bem ter sido preterido na disputa pela presidência regional do PSDB. A escolha do governador Marconi Perillo (PSDB) recaiu sobre o nome de Afrêni Gonçalves.
Petebistas acreditam ser retaliação o pedido de expulsão encaminhado pelo presidente Roberto Jefferson, contra o líder da bancada Jovair Arantes, ao Conselho de Ética do PTB. Tudo em razão da fusão entre PTB e DEM não ter vingado, como desejava Jefferson.

Pela Série A do Brasileirão, o Goiás volta a campo neste domingo, às 19h30, no Serra Dourada, contra o Avaí. Na B, o Atlético joga no sábado, 13, contra o Náutico, em casa, às 16h30, enquanto que o Vila Nova joga pela Série C contra o Icasa às 11h deste domingo no OBA.


Informações
Depois da base aliada rejeitar requerimento seu convidando a secretária da Fazenda, Ana Carla Abrão, à Assembleia, o deputado estadual Major Araújo disse que irá à Justiça para ter acesso aos contratos de isenção fiscal de empresas em Goiás. “Falta transparência”, segundo ele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here