Semana Verde

0
743

E6 e E7 01

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Educação (SME) promove ações que visam conscientizar o público em geral e os educandos da rede municipal sobre a importância do cuidado com a natureza. Atividades ocorrem na Vila Ambiental, Parque Zoológico e nas instituições educacionais durante este período.
Dentro desta proposta, a SME desenvolve atividades na Vila Ambiental que valorizam a temática da preservação da natureza. Palestra, trilha e plantio de mudas do Cerrado compõem a programação. “Nossa intenção nestas ações é que os educandos participantes tenham acesso a saberes que os mobilizem no sentido de ampliar o debate sobre a responsabilidade social, com relação à preservação do meio ambiente”, afirma o diretor do Departamento Pedagógico, Marcos Pedro da Silva.
Outra ação na Vila é o teatro que conta a história do personagem que queria destruir o Parque Areião, mas que foi confrontado por um exército de crianças. A peça voltará a ser encenada no próximo dia 10, no mesmo local, a partir das 8h. “Com esta apresentação, procuramos levar os educandos a tomarem atitudes que busquem o cuidado com a natureza”, ressalta o diretor da peça, Marcelo Nayssinguer.
Para a diretora da Vila Ambiental, Maria Letícia Barbosa, as crianças que têm acesso a estas práticas conseguem desenvolver senso crítico e postura mais atuante em defesa do meio ambiente. “Os educandos ao visitar a Vila, com experiências planejadas pela equipe pedagógica, despertam para uma nova visão que respeita a natureza”, conclui a diretora.

Visita orientada
Ainda com o propósito de celebrar a Semana do Meio Ambiente, a SME, em parceria com a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), desenvolve também projeto de visitas ao Parque Zoológico. Com o objetivo de colaborar com a formação das crianças, as ações ocorrem sempre monitoradas por educadores ambientais. “Nosso trabalho aqui no Parque tem como prioridade o acompanhamento mais próximo dos educandos, porque isso facilita a formação de mentalidades que valorizem mais o meio ambiente, a fauna e a flora”, destacou a coordenadora pedagógica do Zoológico, Sônia Regina de Faria.

Práticas Sustentáveis

Em prol da comemoração da Semana do Meio Ambiente, as instituições educacionais se organizaram em várias ações pedagógicas. Os eventos com temática ambiental ocorrem de forma articulada entre os professores, durante o ano. “Hoje se observa uma crescente valorização no trabalho pedagógico sobre o tema meio ambiente. Considero como fator fortalecedor destas práticas as formações desenvolvidas pelos projetos do Zoológico e da Vila Ambiental”, destacou Alesandra Martins Dias, apoio técnico-pedagógico da SME.
Um exemplo de instituição que segue esta perspectiva é a Escola Municipal Amâncio Seixo de Brito, localizada no Setor Balneário Meia Ponte. Durante a Semana foram ampliadas as atividades pedagógicas que contemplaram a sustentabilidade, princípio que norteia o Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição. “Aqui na escola temos um foco, que é a ampliação da conscientização sobre a importância do meio ambiente saudável. Sabemos que isso é um processo que leva tempo, mas que depois fará parte da vida do educando, enquanto valores e atitudes”, afirmou a coordenadora pedagógica, Danielle Gusman.
Atividades na horta escolar com produtos orgânicos, conscientização sobre redução do desperdício dentro da escola, separação do lixo entre orgânico e reciclável são algumas das práticas desenvolvidas na escola. Assim como o reúso da água que sai dos aparelhos de ar condicionado e a arborização da instituição. “Essas ações são fundamentais para nossa escola, pois garantem uma real aproximação entre o que está proposto no PPP e o que ocorre no dia a dia no ambiente escolar. Com isso fortalecemos nossa identidade enquanto instituição educadora”, afirma a diretora Aparecida Teles de Camargo.
No interior da escola são visíveis os frutos das ações articuladas pelos profissionais de educação, de maneira interdisciplinar. Tanto no visual da instituição, quanto na postura dos educandos, pois quando o assunto é a questão ambiental, ocorreram mudanças positivas. “Hoje, eu e meus colegas temos outra visão sobre o meio ambiente. Agora sabemos que somos responsáveis pelo futuro da vida. Aqui a gente aprende a preparar a terra, a plantar, a cuidar, a esperar e colher. O melhor é que a gente participa de tudo isso”, destaca o educando Rodrigo Lopes de Andrade, 13 anos.

Bom exemplo
Outra instituição que participa da comemoração é o Centro de Educação Infantil Irmã Scheilla, localizado no Bairro Jardim da Luz, que atende 125 educandos. Nesta Semana, as crianças participaram de visitação ao Zoológico e, ao retornar à escola, deram início à atividades pedagógicas como produção de desenhos, construção coletiva de painéis e participação de teatro de fantoches, com o tema reciclagem. “Observamos que as crianças, ao participarem destas atividades, despertam para o cuidado com a natureza e começam a levar todas estas informações para suas casas, provocando os pais para uma nova reflexão”, ressalta a diretora Vera Lúcia Silva Lima.


Semana do Meio Ambiente 2015

 

Durante a primeira semana do mês de junho a ONU, em parceria com o Programa das Nações Uni­das para o Meio Am­biente (PNUMA), comemora a Semana do Meio Am­biente. Em todo o mundo, ocorrem mobilizações para colaborar com o debate sobre a preservação am­biental, sendo o 5 de junho a data instituída como o Dia Mundial do Meio Am­bi­ente. “Preci­samos estar a­tentos a esse período, porque são nesses momentos que se pode aprofundar mais na reflexão sobre a responsabilidade da sociedade e dos governos com relação ao cuidado com o meio am­biente”, afirma a professora da rede municipal Ce­cilia Oliveira Fernandes Lima.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here