Projetos da rede estadual participam da Milset Brasil 2015

0
542

 

E1 03Dois trabalhos de alunos da rede estadual de Goiás ganharam destaque em nível nacional e foram apresentados na Expo Nacional Milset Brasil 2015 no último mês. Realizado em Fortaleza (CE), o evento reuniu os melhores projetos de iniciação científica desenvolvidos por alunos do Brasil e outros sete países.
Em meio a tantas novidades, dois estudantes do Colégio Estadual Professora Vandy de Castro Carneiro expuseram o tema “Exploração das propriedades medicinais de Aloe vera (L.) Burm”.  João Victor Venâncio e Pedro Wilker, da 2ª fase do Ensino Fundamental, e a professora Camilla de Melo, foram premiados pela Associação Brasileira de Incentivo à Tecnologia e Ciência com certificado e medalhas na categoria Pandilhas.
Para a diretora do colégio, Neidimar Leles Vieira, a participação dos alunos na Expo Milset só foi possível graças à inclusão da disciplina de Iniciação Científica na matriz curricular da escola, por meio do Projeto Ser Pleno. “Pudemos incentivar nossos alunos a pesquisarem e participarem de eventos importantes como este”, disse a diretora. O Ser Pleno trabalha a perspectiva da educação em tempo integral e foi implantado recentemente na Seduce com o apoio da secretária Raquel Teixeira, à época ligada ao Instituto Jaime Câmara.

Iniciativa que gera frutos
Pedro Rodrigues, de 11 anos, representou a Escola Estadual Professor Sebastião França e voltou de Fortaleza cheio de planos e novidades para compartilhar com os colegas de turma. Intitulado “O reaproveitamento do óleo vegetal”, o trabalho desenvolvido pelo grupo de Pedro foi apreciado pelos demais expositores.
De acordo com a professora de Ciências e orientadora do trabalho, Vanessa Oliveira, os alunos perceberam que não havia, na região perto da escola, nenhum ponto de coleta adequado para o óleo vegetal utilizado. “Nosso intuito foi mostrar alternativas de reaproveitamento do produto”, disse ao explicar que o projeto rendeu uma parceria com a Cargill, uma indústria de alimentos multinacional.
No dia 18 de junho, um diretor da empresa deve fazer uma palestra aos alunos da Escola Estadual Professor Sebastião França para, assim, dar início ao projeto que vai disponibilizar coletores de óleo vegetal na unidade escolar. “Cada litro coletado será revertido em benefícios para a escola”, diz a professora. “Nossa primeira meta, por exemplo, é reunir a quantidade de óleo necessária para trocar por armários. Enquanto isso, ao invés de ser descartado de forma incorreta, o material arrecadado será reaproveitado na produção de biodiesel”, completou.


Sobre a Milset

 

O Movimento Internacio­nal para atividades de lazer em Ciência e Tecnologia (MILSET – Mouvement Inter­na­tional pour le Loisir Scien­tifique et Technique) é uma organização não governamental que desenvolve a cultura científica entre os jovens através da organização de programas de ciência e tecnologia. A Milset Brasil 2015 foi promovida entre os dias 27 e 30 de maio, em Fortaleza (CE), e reuniu 180 projetos brasileiros e de outros sete países: Argentina, Chile, Colômbia, México, Paraguai, Peru e Portugal.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here